quarta-feira, 10 de agosto de 2022
24.4 C
Vitória

Inverno com corrida, canoa havaiana e beach tennis para espantar o frio

Com o inverno as temperaturas nesta época do ano tendem a ficar mais baixas. E, como todo mundo sabe, sair de casa às vezes dá aquela desanimada. Afinal, dentro de casa está tudo quentinho!

Porém, para quem tem disciplina e gosta de atividade física, não tem verão ou inverno: o mais importante é manter o treinamento e ter a disciplina para continuar ou quem sabe começar.

No que se refere a esporte, como correr e canoa haviana, exige preparação também, seja física ou mental. Mesmo diante do inverno este pessoal dá uma verdadeira aula de animação e perseverança para os treinamentos para esta galera.

O portal Movnews procurou bons personagens para você se inspirar e começar sua rotina de treinos pesados, seja no mar ou no asfalto. Bora?!

Um dos apaixonados por participar da Canoa Havaiana é o fotógrafo Marcos Salles, 54 anos. Há 12 anos ele pratica o esporte. Marcos treina três vezes por semana, na Curva da Jurema, em Vitória, sempre às 5 horas.

“Nos dias frios, às vezes dá uma preguicinha, mas tem que ir. Até porque depois do treino dá mais disposição e fico mais animado para passar o dia todo bem”, disse ele.

Ele ainda menciona o que o esporte significa para os participantes: “Nós, participantes da Canoa Havaiana, costumamos dizer que o esporte é outra vibração, por ser ao ar livre ter o contato com a natureza”.

Corrida

Muita gente coloca os filhos como desculpas para não treinar, porque com a vinda deles aumenta os cuidados e as obrigações. Mas, mesmo com três filhos – Caio de quatro anos, Gael de dois anos e Dante de dois meses – a professora de balé Betina Miranda, 34 anos ainda encontra tempo para treinar.

Aos 34 anos, ela voltou a correr há três semanas. Os treinos têm acontecido duas vezes por semana, na Praia de Camburi,  em Vitória. Neles, a professora corre cerca de 4 a 5 km.

“Voltei a treinar porque me faz bem. Nos dias que consigo correr meu dia rende muito mais e a cabeça fica mais leve. Faz atividade física me faz mais ativa por conta da sensação de saúde que pode proporcionar”, comenta a mãe dos três meninos.

Betina já faz planos para as suas próximas corridas. Quem acha durante as suas gestações ela parou de treinar se engana: “Durante as três gestações continuava meu treinamento funcional. Nas duas primeiras continuei a correr até o final. Começar a correr me ajuda a despertar de manhã. Depois tomo um banho gelado e sigo bem o meu dia”.

“Voltei a treinar porque me faz bem. Nos dias que consigo correr meu dia rende muito mais e a cabeça fica mais leve”, comenta Betina.

Mas, para quem estava parada da rotina dos treinos, há um mês, Theoda Hackbart, 29 anos e empresaria, realizou uma cirurgia bariátrica, em meados de abril e há um mês está liberada para fazer atividade física. A mãe de Sophia, 7 anos e Yasmin, 4 anos se sente feliz com a nova Theoda e menciona que já encontra mudanças na sua vida:

“O médico me liberou este mês para fazer musculação e aeróbica. Além disso, estou fazendo reeducação alimentar. Já emagreci 19 kg. Com isso estou ganhando qualidade de vida, melhorando meu sono e minha autoestima. Além disso, estou melhorando minhas taxas sanguíneas e ficando mais feliz comigo mesmo quando me olho. Estou orgulhosa da nova Theoda que estou encontrando”, disse

 

“Estou orgulhosa da nova Theoda que estou encontrando”, disse.

Um dos esportes que vem ganhando vários adeptos nos últimos tempos é o beach tennis. Mesmo, no inverno os amantes da raquete, podem jogar uma partida individual ou em dupla. Além disso, este esporte tem proporcionado o bem-estar dos esportistas.

O beach tennis é uma mistura de várias modalidades desde o tênis, vôlei de praia e frescobol.

As partidas acontecem em uma quadra de areia nivelada, onde o objetivo é projetar a bola para o campo adversário, impedindo que a rebatida vindo do outro time faça com que a bolinha caia na areia.

Um dos “fominhas” de bola é o atleta master de beach tennis, José Luiz Martins, 54 anos. Mesmo no inverno Luiz, não perde a oportunidade de entrar em quadra:

“Nosso inverno aqui em Vitória é bem brando, mas alguns dias amanhecem fazendo 17ºC. Apesar do friozinho, que dificulta levantar da cama cedo, a galera não deixa de ir. Chega a ser engraçado ver as pessoas indo treinar de calça e casaco, e pouco tempo depois já estarem de regata, viseira e bem animadas, como em uma manhã de sol”, disse Luiz.

Outra que está bem animada praticando o esporte é Anita Colodete. “Como o Beach Tennis é um esporte de alto gasto calórico, tenho a impressão de que os praticantes se permitem tomar um vinhozinho e comer um pouco mais nesta época mais fria do ano. Sem contar que estamos falando de um esporte inclusivo, possível de ser praticado independente do peso, sexo, idade ou altura. Além é claro da boa e velha resenha, antes, durante e depois do treino. O capixaba aderiu mesmo a prática do esporte nas areias”, comenta a pedagoga de 44 anos

O beach tennis é uma mistura de várias modalidades desde o tennis, vôlei de praia e frescobol.

Além destas histórias, o portal Movnews procurou o personal trainer Bruno Alves para explicar a importância da atividade física na época mais fria do ano para os capixabas:

“A atividade física no inverno gasta mais calorias. Isso acontece uma vez que o corpo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal em níveis fisiológicos saudáveis, o que também faz com que a percepção de esforço possa aumentar a sensação de cansaço durante o exercício”, reforça.

Além disso, o personal destaca como a pratica de atividade física no inverno melhora as doenças:

“Praticar exercícios no inverno melhora sua imunidade contra gripes e resfriados e ainda previne doenças como depressão e ansiedade. Quem pratica pelo menos 30 minutos de exercícios por dia no inverno melhora a sua qualidade de sono e sua disposição durante o dia”, concluiu Bruno.

O personal trainer Bruno Alves para explicar a importância da atividade física na época mais fria do ano.

 

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -