quinta-feira, 28 de março de 2024
27.2 C
Vitória

Com “páginas heroicas e imortais”, Saldanha da Gama completa 120 anos de história

“As cores do seu belo pavilhão, espinha a grandeza do coração. Da mocidade que no atletismo Saldanha da Gama defende com todo o heroísmo”. O trecho do hino, escrito por Moacir Araújo, traz parte da história de um dos clubes mais populares do Espírito Santo. Ele retrata a grandeza e tradição de um lugar marcado por grandes momentos e conquistas. Nesta sexta-feira (29), o Clube de Regatas Saldanha da Gama, localizado em Vitória, completa 120 anos de existência.

Fundado em 29 julho de 1902, o clube carrega desde o surgimento, até os dias atuais, uma trajetória de muitos fatos inesquecíveis . A nossa equipe de reportagem conversou com alguns sócios remanescentes que viveram de perto momentos saudosos.

Paulo Angelo já foi vice-presidente do Saldanha e lembra, com orgulho, como o clube era uma potência nos esportes. “Além do remo, com o basquete, o Saldanha foi, por duas vezes, campeão estadual com 12 títulos seguidos”.

Nomes como Hélio Demoner figuravam entre os campeões, tanto como jogador e depois como técnico de basquete. O clube também revelou nomes como os irmãos Sandro e Anderson Varejão, jogador de basquete da NBA.

Com o futebol de salão (hoje futsal), o clube foi tricampeão capixaba de 1985 a 1987 e campeão brasileiro juvenil de clubes em 1991, sendo o único clube capixaba a erguer um troféu nacional.

O jogador de futebol de salão, João Ricardo Prado Sampaio, o famoso Cadinho, foi o único atleta do Espírito Santo a disputar os Jogos Universitários Mundiais (Universíade).

Curiosidades

Mas também existem casos inusitados. O clube era muito elitizado e o acesso às dependências era só para quem possuía carteirinha. Segundo Paulo Angelo, na década de 1960,  a 1ª dama do país na época, Maria Thereza Fontella Goulart, esposa do então presidente João Goulart, foi barrada pelo porteiro na entrada do Saldanha por não estar com a identificação funcional do clube.

O diretor social foi imediatamente até o local para contornar a situação e desfazer o mal entendido. O também presidente, o militar João Figueiredo, já esteve no clube.

Famosos

Nomes conhecidos nacionalmente já frequentaram o local. João Saldanha, técnico da seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 1970, o ator e humorista Chico Anysio, a cantora Elizeth Cardoso, Gal Costa, Cauby Peixoto, entre outros já estiveram no Saldanha.

O espaço também se tornou tradicional para a celebração de casamentos e a realização de shows, sendo frequentado pela alta sociedade capixaba. Nomes como a banda Secos e Molhados, composta por João Ricardo, Gerson Conrad e Ney Matogrosso e Dick Farney já se apresentaram no tradicional espaço localizado na capital.

Samba-enredo

O clube também já foi homenageado e virou samba-enredo no carnaval capixaba. No ano de seu centenário, a escola Imperatriz do Forte contou um pouco da história do Saldanha no Sambão do Povo.

Recentemente, o governo do estado, que foi beneficiado com a doação do imóvel, anunciou uma reforma no prédio localizado no Forte de São João, que irá abrigar um museu e um polo gastronômico.

 

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -