quinta-feira, 28 de março de 2024
28.8 C
Vitória

Último arremesso: Anderson Varejão anuncia que está bem perto da aposentadoria

Anderson Varejão está a um arremesso da aposentadoria. Sem jogar basquete profissionalmente desde 2021, o capixaba revelou em entrevista exclusiva ao Portal MovNews que está mais perto da aposentadoria do que de voltar às quadras. O pivô falou ainda que a decisão deve ser tomada nas próximas semanas.

“Com certeza estou mais para aposentar do que para aquele momento do meio da carreira. Até porque agora estou curtindo bastante meus filhos. Entretanto, continuo treinando, me mantendo em forma. Se eu pensar em dar sequência no basquete, já estou bem fisicamente, pois sigo cuidando da saúde. Ainda não sei qual será meu futuro, mas acredito que terei a decisão se sigo ou não jogando, nas próximas semanas”, declarou.

Aos 39 anos, Varejão, que é pai de dois filhos – Serenee, de 2 anos, e Sebastião, de seis meses – está aproveitando a fase ao lado da família. O último contrato do jogador foi com o Cleveland Cavaliers na temporada regular 2020/2021. 

Durante 15 temporadas na NBA, o pivô atuou por grandes equipes da liga, incluindo 13 temporadas em Cleveland e outras duas no Golden State Warriors. Mesmo sem ter feito parte do elenco até o final, Varejão recebeu do Golden State o anel de campeão da NBA, em 2017.

A última partida oficial que Varejão disputou foi o Jogo das Celebridades da NBA, uma atração que faz parte da programação do All-Star Weekend, que aconteceu em fevereiro deste ano, nos Estados Unidos. O capixaba foi o segundo brasileiro a disputar o jogo da lendas do basquete, o primeiro foi Oscar Schmidt, em 2017.

“É uma sensação única e especial. Um momento de festa e celebração do basquete. Fazer parte de um evento tão especial para a modalidade foi algo sensacional que eu jamais vou esquecer. Meus filhos estavam na torcida, a de dois anos sem entender muito bem a dimensão do evento, mas sabia que o papai estava jogando. Minha esposa também acompanhou tudo de pertinho. Isso foi único”, disse.

Nesta quarta-feira (15), o pivô esteve reunido com os alunos do Instituto Anderson Varejão, em Vitória. Ao todo, cerca de 50 participantes do projeto participaram de um bate-babo com o jogador e realizaram perguntas ao pivô.

“O Ídolo Social sempre foi um sonho meu de retribuir ao basquete tudo que o esporte me proporcionou. E não tem preço o sorriso no rosto, os olhos brilhando. É isso que faz a gente querer mais. Independente de lugar, sempre tem alguém olhando para você como ídolo, alguém que eles querem ser um dia e isso para mim é o mais legal. Não sei se do projeto vai sair o novo Anderson Varejão, mas nosso objetivo é que eles cresçam, façam amigos e guardem com carinho todo esse momento”, ressaltou o jogador.

Alunos do Instituto Anderson Varejão. Foto: Emanuela Afonso
Alunos do Instituto Anderson Varejão. Foto: Emanuela Afonso

Final da NBA temporada 2021/2022

A temporada 2021/2022 da NBA pode ser decidida nesta quinta-feira (16). Boston Celtics e Golden State Warriors chegam ao sexto jogo, de um melhor de sete, com o placar de 3 x 2 para o Golden State. Para seguir vivo, os Celtics precisam da vitória no jogo 6, que acontece em casa, às 22h (de Brasília). Mas se os Warriors ganharem, vão faturar a taça de campeão já nesta quinta-feira, sem a necessidade da sétima partida. Anderson Varejão deu seu palpite para essa grande final.

“Uma final bem disputada. O time do Boston Celtics, que fisicamente joga muito forte durante os playoffs, conseguiu muita moral. Muitos achavam que eles iriam atropelar o Golden State Warriors, mas o Golden conta a experiência de três jogadores – Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green – que fizeram muito na última década. Uma série de playoffs com o melhor de sete, o bom momento pode mudar a qualquer instante. O momento era todo do Boston e virou para o Golden State. Boston joga em casa com o apoio da torcida. Eu acho que existe uma grande chance de ir para o jogo sete”, avaliou.

Confira outros pontos da entrevista exclusiva

  • Basquete Brasileiro

“Eu acho que o basquete Brasileiro vem bem. Esse ano tivemos uma final sensacional entre Franca e Flamengo, com o Franca sendo campeão, o que foi muito bom para a cidade de Franca (SP), que é conhecida como “capital do basquete brasileiro”.

  • Basquete Capixaba

“O que precisamos no Espírito Santo é unir forças. Tivemos ocasião em que dois times (Vitória e Vila Velha/Cetaf) estavam no NBB (Novo Basquete Brasil). Na minha opinião, o se tivesse um time e todos juntos, trabalhando em prol do melhor do basquete no Estado, seria o ideal. O mais importante é que os times consigam fazer projetos a longo prazo e não de um e dois anos. Eu falo ‘a gente’ porque também me coloco no meio. Sou grato ao Saldanha, ao Estado e outros incentivadores”.

  • Didi Louzada – Capixaba na NBA

“Torcemos para que Didi siga melhorando e evoluindo. Fico na torcida. Eu admiro o basquete do Didi, sempre falei isso. É um cara que desde novo sempre jogou com controle diferente. Ele tem tudo para se dar bem no basquete da NBA. Com toda certeza é o nosso maior representante capixaba. Esperamos que ele sirva de exemplo para a garotada mais nova”.

Dupla capixaba Didi Louzada e Anderson Varejão. Foto: Barbara Grebe/CBB
Dupla capixaba Didi Louzada e Anderson Varejão. Foto: Barbara Grebe/CBB
  • Receita do Varejão

“O Anderson Varejão sempre buscou trabalhar muito, se dedicar, ser profissional e comprometido com clubes. Uma coisa que sempre falo para os mais novos é para focar em ser importante para sua equipe. Outra coisa é reconhecer as limitações como atleta e continuar treinando para melhorar. Quem é o próximo Anderson Varejão? Ainda não sei. Mas olhar com carinho para esses pontos vai ajudar”.

 

- Publicidade -

3 COMENTÁRIOS

  1. Ótima matéria !! Sem dúvidas Anderson verejão é um grande ícone do nosso esporte.
    Parabéns também a excelente Jornalista Emanuela Afonso que sempre traz grandes conteúdos com grandes ícones do esporte brasileiro e consegue expressar em seus conteúdos alegria e empolgação, pois é assim que é um profissional que ama o seu trabalho!

  2. Parabéns pela contribuição ao basquete brasileiro, Anderson… Especialmente ao basquete Francano, enquanto esteve por aqui, e agora com a Fundação contribuindo na formação da garotada. Muuuito grato!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -