Com duas vagas para a elite do futebol capixaba em disputa, o Campeonato Estadual da Série B 2022 terá a participação de 12 clubes. Como previsto no calendário de competições, a edição deste ano acontece no segundo semestre, o pontapé será no dia 13 de agosto.
A fórmula de disputa e as chaves foram definidas em arbitral realizado entre representantes dos times e da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).
Para a primeira fase, os times foram divididos em duas chaves, Centro-Norte e Centro-Sul, com seis equipes em cada. A divisão seguiu critérios geográficos para os clubes das regiões Sul e Norte, enquanto os times da região metropolitana da Grande Vitória participaram de sorteio.
Dessa forma, estão na Chave Centro-Norte: Jaguaré, Linhares, Pinheiros, Porto Vitória, São Mateus e Capixaba. Na Chave Centro-Sul: Aster , Atlético Itapemirim, Castelo, Gel, Sport e Tupy.
Outro sorteio também foi realizado para definir quais times terão três mandos de campo na primeira fase. São eles: Jaguaré, Linhares, São Mateus, Atlético Itapemirim, Castelo e Sport.
Após turno único, os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como as semifinais. A final será em jogo único no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e os dois finalistas conquistam o acesso para a primeira divisão do Campeonato Capixaba do ano que vem.
A FES vai arcar com taxas e transporte de arbitragem e quadro móvel, além de distribuição de bolas e coletes.
Chave Centro-Norte
- Jaguaré
- Linhares
- Pinheiros
- Porto Vitória
- São Mateus
- Capixaba
Chave Centro-Sul
- Aster
- Atlético Itapemirim
- Castelo
- Gel
- Sport
- Tupy