Jornalistas opinam sobre favoritismo nas quartas de final da Copa ES 2022

0
Nova Venécia conquista o título inédito da Copa Espírito Santo 2021. Foto: Thiago Felix
Nova Venécia conquista o título inédito da Copa Espírito Santo 2021. Foto: Thiago Felix

A fase mata-mata da Copa Espírito Santo começa neste sábado (2) com os jogos de ida das quartas de final. O grande campeão garante vaga na Copa do Brasil e o vice fatura a participação na Copa Verde, ambos em 2023.

A reportagem do MovNews ouviu opiniões de pessoas ligadas ao esporte capixaba para saber quais os favoritos desta fase decisiva.

Na primeira etapa, CTE Colatina, Desportiva Ferroviária, Estrela do Norte, Nova Venécia, Pinheiros, Real Noroeste, Rio Branco e Vitória avançaram. Já as equipes do Aster, GEL, Serra, Sport, Linhares e Vilavelhense ficaram pelo caminho.

Além de representar o Estado na competição nacional, o vencedor embolsa R$ 50 mil pelo título, enquanto o segundo colocado garante R$20 mil aos cofres. Veja a opinião dos especialistas.

  • Fernando Zambom – Comentarista

“O grande destaque foi sem dúvida o Vitória. O time fez uma boa primeira fase, inclusive, terminou com o maior número de pontos ganhos, 16. Nas quartas de final vai levar uma grande vantagem, já que o CTE abriu mão do mando de campo e vai jogar no Salvador Costa. A lamentar nessa primeira fazer da competição, a Federação (FES) que permitiu a participação de clubes que terminaram sem indicar sua praça esportiva (local de jogo). A Federação precisa mudar o seu comportamento em relação a participação de clubes sem a mínima condição de disputar uma competição profissional”.

  • Jair Oliveira – Presidente da Associação de Profissionais da Imprensa Esportiva (ACEC) e locutor 

“Não tem favorito. Vejo que vai ser uma disputa muito acirrada no mata-mata. No viés de crescimento ao longo da competição, o Rio Branco teve a melhor evolução, depois da chegada do excelente técnico Eleomar Pereira. O Vitória apresentou até agora o melhor futebol com mais consistência e regularidade. É a cara do técnico Rodrigo Cesar. Por isso, aposto na decisão Vi-Rio (Vitória e Rio Branco). Nova Venécia e Real estão com foco na Série D, o que deixou claro que a Copa ES ficou em segundo plano. Vejo que Vilavelhense e Serra estão no mesmo patamar de decepção. Esperava um desempenho melhor. Estrela se perdeu ao longo da competição, repetindo o ocorrido no Estadual. A maior vergonha foi permitirem participação do GEL. O pior time capixaba, em décadas, com campanha horrorosa! Zero vitória, zero gol marcado e 23 gols sofridos. É de chorar!”.

Jair Oliveira
Jair Oliveira
  • Vinicius Antunes – Jornalista

“Existem três nomes favoritos: Vitória, que fez a melhor campanha na primeira fase, nenhuma derrota e pela manutenção do elenco. Além de Real Noroeste e Nova Venécia, representantes capixabas na Série D, sendo que um deles vai ficar pelo caminho, já que se enfrentam nas quartas de finais. O Serra eu não vejo como decepção, apesar de ter sua camisa e história, se comparar o elenco do Capixaba e da Copa ES verá uma discrepância. Uma pena para o torcedor serrano que fica mais uma vez sem o título da competição. Vou destacar o Pinheiros pela campanha que fez, conseguiu vencer o Estrela fora de casa e chega com uma campanha melhor que a do Real para o mata-mata”.

Vinícius Antunes, jornalista
Vinícius Antunes, jornalista

Confira as datas e horários dos jogos da ida das quartas de final 

  • Pinheiros x Rio Branco
    Data: 02/07 (sábado)
    Horário: 15 horas
    Estádio: João Soares de Moura Filho, Pinheiros
  • CTE Colatina x Vitória
    Data: 02/07 (sábado)
    Horário: 15 horas
    Estádio: Salvador Costa, Vitória
  • Estrela do Norte x Desportiva
    Data: 04/07 (segunda-feira)
    Horário: 19 horas
    Estádio: Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim
  • Real Noroeste x Nova Venécia
    Data: 06/07 (quarta-feira)
    Horário: 15 horas
    Estádio: José Olímpio da Rocha, Águia Branca

Nas quartas, os melhores colocados da fase de grupos – Rio Branco, Desportiva, Vitória e Nova Venécia – possuem o mando de campo no segundo e decisivo jogo.

Nesta fase não existe vantagem. Em caso de igualdade no placar agregado, a disputa da vaga será nas cobranças de pênaltis.

 

Avatar
Redação Mov News

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui