Inédito: VAR estreia no futebol capixaba na decisão da Copa ES 2022

0
VAR será utilizado pela primeira vez no futebol capixaba na final da Copa ES 2022
VAR será utilizado pela primeira vez no futebol capixaba na final da Copa ES 2022

A final da Copa Espírito Santo terá um atrativo a mais: o VAR. A tecnologia do árbitro de vídeo será utilizada pela primeira vez no futebol capixaba para auxiliar a arbitragem na grande decisão. O jogo único está marcado para o dia 30 de julho, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

O sistema será da mesma empresa que opera para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Os árbitros de vídeo a serem escalados serão oriundos do quadros da CBF, devidamente habilitados pela Fifa para esse tipo de operação.

O vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes, explica a função do VAR.

“A tecnologia de vídeo só será usada para corrigir erros claros e incidentes não vistos nas situações pré-definidas e que podem mudar o rumo do jogo, como gol, pênalti, cartão vermelho direto e erro de identificação, que é quando o árbitro adverte ou expulsa o jogador errado. Porém, a decisão final será sempre do árbitro de campo. A filosofia VAR é pautada na mínima interferência e máximo benefício”, disse.

Copa Espírito Santo 2022

A primeira fase da Copa Espírito Santo 2022 chegou ao fim neste sábado (26) e foram definidos os confrontos das quartas de final. Oito clubes seguem na disputa da competição que vale vaga na Copa do Brasil e na Copa Verde 2023.

A primeira etapa foi dividida em Chave A e Chave B. Segundo regulamento, os quatro primeiros de cada lado avançam para o mata-mata. Quartas e semifinais serão disputadas em jogo de ida e volta. A final acontecerá em jogo único.

Confira as partidas

  • (1ºA) Rio Branco x (4ºB) Pinheiros
  • (2ºB) Nova Venécia x (3ºA) Real Noroeste
  • (1ºB) Vitória x (4ºA) CTE Colatina
  • (2ºA) Desportiva x (3ºB) Estrela do Norte

Nas quartas, os dois melhores colocados de cada grupo (A- Rio Branco e Desportiva; B- Vitória e Nova Venécia) têm o mando de campo no segundo e decisivo jogo. Nesta fase não existe vantagem. Em caso de igualdade no placar agregado, a disputa da vaga será nas cobranças de pênaltis.

Os dias, horários e locais das duas partidas ainda serão oficializados pela Federação de Futebol (FES).

Avatar
Redação Mov News

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui