A final da Copa Espírito Santo terá um atrativo a mais: o VAR. A tecnologia do árbitro de vídeo será utilizada pela primeira vez no futebol capixaba para auxiliar a arbitragem na grande decisão. O jogo único está marcado para o dia 30 de julho, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
O sistema será da mesma empresa que opera para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Os árbitros de vídeo a serem escalados serão oriundos do quadros da CBF, devidamente habilitados pela Fifa para esse tipo de operação.
O vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes, explica a função do VAR.
“A tecnologia de vídeo só será usada para corrigir erros claros e incidentes não vistos nas situações pré-definidas e que podem mudar o rumo do jogo, como gol, pênalti, cartão vermelho direto e erro de identificação, que é quando o árbitro adverte ou expulsa o jogador errado. Porém, a decisão final será sempre do árbitro de campo. A filosofia VAR é pautada na mínima interferência e máximo benefício”, disse.
Copa Espírito Santo 2022
A primeira fase da Copa Espírito Santo 2022 chegou ao fim neste sábado (26) e foram definidos os confrontos das quartas de final. Oito clubes seguem na disputa da competição que vale vaga na Copa do Brasil e na Copa Verde 2023.
A primeira etapa foi dividida em Chave A e Chave B. Segundo regulamento, os quatro primeiros de cada lado avançam para o mata-mata. Quartas e semifinais serão disputadas em jogo de ida e volta. A final acontecerá em jogo único.
Confira as partidas
- (1ºA) Rio Branco x (4ºB) Pinheiros
- (2ºB) Nova Venécia x (3ºA) Real Noroeste
- (1ºB) Vitória x (4ºA) CTE Colatina
- (2ºA) Desportiva x (3ºB) Estrela do Norte
Nas quartas, os dois melhores colocados de cada grupo (A- Rio Branco e Desportiva; B- Vitória e Nova Venécia) têm o mando de campo no segundo e decisivo jogo. Nesta fase não existe vantagem. Em caso de igualdade no placar agregado, a disputa da vaga será nas cobranças de pênaltis.
Os dias, horários e locais das duas partidas ainda serão oficializados pela Federação de Futebol (FES).
Redação Mov News
Equipe de jornalismo do MovNews