sábado, 14 de maio de 2022
27.9 C
Vitória

Paulista morre praticando wingsuit na Pedra do Cabrito em Castelo

O município de Castelo, Sul do Estado do Espírito Santo é conhecido como Capital Estadual do Esporte de Aventura, infelizmente nessa quarta-feira (2), presenciou uma fatalidade. O paulista Eduardo Guermandi, 38 anos, praticava wingsuit- esporte conhecido pelo uso acessório chamado popularmente de “asa de morcego”, morreu na Pedra do Cabrito.

Alguns relatos dizem que para o salto, Eduardo escolheu uma roupa um macacão, que tinha asas próprias para planar, e um salto de base de jump, em que sua superfície seriam as montanhas, prédios, antenas ou pontes. O engenheiro eletricista escolheu a famosa Pedra do Cabrito, com uma queda de cerca de 900 metros.

Segundo informações da Polícia Militar, um defeito na asa do wingsuit fez Eduardo perder a altitude bruscamente e se chocar contra uma árvore.

O corpo do turista foi encaminhado para o Serviço Médico Legal, do município mais próximo, em  Cachoeiro de Itapemirim, para realizações de exames que vão determinar a causa da morte.

Eduardo morava no interior de São Paulo, em Piracicaba. Em suas redes sociais, o engenheiro eletricista exibia o gosto de praticar esportes de aventuras, como o wingsuit, balloon jump (salto de balão), paraquedismo, em várias localidades diferentes como: Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, Santa Barbara d’Oeste, em São Paulo, Pedra do Baú, em São Paulo, Ribeirão Preto, em São Paulo, Estrela do Norte e Arapóca, em Castelo, Espírito Santo e Vespasiano Corrêa, no Rio Grande do Sul, entre outros locais.

Em seu post na rede social, sua namorada Lais Machadom escreve:

“São 23h42 do dia 02/03/2022…Um pouco mais de 12 horas que eu recebia notícia mais dolorida de toda minha vida! Quarta-feira de cinzas: “mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte”. Impossível acreditar o que aconteceu, passamos estes dias juntos e pude ver o quanto estava extremamente feliz por poder fazer o tanto que amava e Feliz por poder compartilhar tudo isso comigo..Eduardo, Edu, Du, amô…sinto que um pedaço meu se foi, estou despedaçada, meu coração sangra por dentro, me falta ar, me falta chão…Tive a honra de conviver com você, conhecer e compartilhar de momentos incríveis, de parceria, amor, afeto, carinho. Homem extremamente correto, coração gigante. Não é um adeus, é apenas um até logo. Deus te receba de braços abertos e que você faça voos incríveis aí…Talvez o que me conforte um pouquinho, é que partiu voando e sempre falou que se isso acontecesse você estaria feliz…Só pra não perder o costume o que sempre dizia: “amo você, mais que as galáxias e que o mar inteiro e os cocos das árvores dos pinheiros, dos cactos..” e assim a gente se despedia todo dia a noite e em troca  eu recebia…AMO MAIS. TE AMO PRA SEMPRE MEU AMOR.  Nossa história não termina aqui…”

Pedra do Cabrito

A Pedra da Cabrito esta localizada no município de Castelo, e é um afloramento rochoso que se destaca na região com rochas cristalinas do embasamento, distante 8km da sede. Possui 850metros de altitude e é utilizada para a prática de esportes radicais.

Esporte

Este tipo de esporte é para quem gosta de aventura radical. O wingsuit é um macacão com asas utilizado por paraquedistas para voos de alta performance. Os praticantes da modalidade são chamados de wingsuit pilot, conhecido popularmente como “asa de morcego”.

Importante destacar que a queda é livre de um salto normalmente tem a duração de 50 segundos, um salto com o macacão wingsuit pode durar mais de 3 minutos, variando do tipo de asa utilizada. Porém, com o aumento da área exposta ao vento, logo aumenta também dificuldade do paraquedista em controlar o seu corpo.

Neste esporte, o praticante ainda explora outras forças: peso, sustentação, empuxo e arrasto. As duas primeiras correspondem ao movimento vertical de um objeto. O peso ”puxa” o que está caindo para baixo. No sentido contrário, a força de sustentação ocorre quando a resistência do ar se equipara ao peso.

Cada movimento deverá ser feito de maneira uniforme e suave, pois as ações bruscas podem fazer com que o esportista perca estabilidade durante o seu trajeto.

 

 

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -