quarta-feira, 18 de maio de 2022
25.9 C
Vitória

Inscrições para os Jogos Estudantis de Vitória, edição XXI, já estão abertas

Atenção, estudantes que gostam de uma boa e disputada partida. A XXI edição dos Jogos Estudantis de Vitória (JOEVI), competição voltada a todas as escolas públicas e particulares do município, já estão aceitando as inscrições.

As unidades de ensino podem se inscrever enviando e-mail para [email protected], até o dia 31 de março.

Após dois anos de suspensão por conta da pandemia de Covid-19, o evento volta a ser realizado e as modalidades em disputa este ano serão: futsal, voleibol, basquete, handebol e vôlei de praia.

Os jogos serão no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, mais conhecido como Tancredão, próximo à Rodoviária de Vitória, e no DED, em Bento Ferreira. Duas categorias estão previstas: Infantil, com estudantes até 14 anos, e Juvenil, com estudantes até 17 anos, anto masculino, como feminino.

“Devido à pandemia, ficamos por dois anos sem ter os Jogos Estudantis de Vitória (JOEVI) e, agora, podemos retomar com a força total. Este é um evento tradicional no Estado, por formar boas equipes e revelar novos atletas de destaques a nívelestadual e quem sabe a nível nacional também. Nós acreditamos que o esporte começa na escola e nas comunidades”, disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Sandro Parrin.

Para inscrever as equipes, basta a direção da escola encaminhar, pelo e-mail ([email protected]), um ofício ao gabinete da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) informando as modalidades e categorias que desejam participar. O documento precisa estar assinado pelo diretor da unidade de ensino.

O objetivo do torneio é reunir as promessas dos esportes da capital e descobrir novos talentos. A expectativa é de que, neste ano, o número de escolas aumente bastante, principalmente com a participação maior das escolas da rede.

Premiação

A premiação dos Jogos Estudantis de Vitória acontecerá para os dois primeiros colocados, em cada modalidade. Além disso, todos os destaques, como o artilheiro, melhor jogador, melhores goleiros também vão receber a premiação.

As datas de início e término da competição serão divulgadas em breve pela Secretaria de Esportes e Lazer da capital, mas os locais dos jogos estão definidos: o Ginásio do DED, que fica na Rua Cel. Schwab Filho, nº 500, bairro Bento Ferreira; e o Tancredão, está localizado na Rua Rosilda Falcão dos Anjos, s/n, no bairro Mário Cypreste, próximo ao Sambão do Povo e à Rodoviária de Vitória.

Para garantir a presença de público com necessidades especiaia,As arquibancadas têm áreas reservadas para cadeirantes, cadeiras para obesos e cadeiras para pessoas com mobilidade reduzida, na proporção prevista em lei.

 

Modalidades

Futsal

O futsal é um esporte coletivo, disputado em quadra, no qual cada time tem 5 jogadores. As principais características do futsal são o dinamismo e a velocidade maior do que a observada no futebol em campo de grama. Uma partida de futsal dura 40 minutos (2 tempos de 20 minutos com intervalo de 10 minutos).

O futsal reúne diversos movimentos desde chutes, passes de bola, dribles, cabeceios, entre outras peculiaridades.

As faltas podem ser cometidas quando o jogador encosta a mão na bola, quando há desavenças entre jogadores e árbitros, ou ainda, quando há violência física ou verbal. O juiz que irá decidir a gravidade da falta e o cartão que será dado.

Vale ressaltar que no futsal não há o conceito de impedimento, como no futebol de campo. Por sua vez, as cobranças de falta são semelhantes ao futebol de campo: escanteio, tiro de meta, arremesso lateral e de canto.

Referências: Falcão e Manoel Tobias.

Voleibol

O voleibol ou vôlei é um esporte praticado entre duas equipes numa quadra retangular (aberta ou fechada). Ela é dividida por uma rede colocada verticalmente sobre a linha central.

O voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário.

Uma partida é constituída de 5 sets. Não existe tempo pré-determinado para cada set. Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate no set no final (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida. Após o saque, a equipe só pode tocar três vezes na bola. Ganha a equipe que vencer três sets. Se houver empate nos sets (2×2) o 5º set será decisivo. O vôlei de quadra é formado por duas equipes com 6 jogadores em cada.

Referências: Bernardinho, Giba, Serginho, Fernanda Venturini, Leia, Fabi.

Basquete

O basquetebol, ou simplesmente basquete, é um esporte coletivo praticado entre duas equipes. Ele é jogado com uma bola, onde o objetivo é inseri-la no cesto que está localizado nas extremidades da quadra.

O basquetebol tem como objetivo inserir a bola no cesto correspondente à sua equipe. Portanto, há dois cestos em cada extremidade de quadra a 3,05 metros do chão. O local onde está o cesto é chamado de tabela.

Ganha a equipe que fizer o maior número de pontos. Note que os pontos variam segundo o local de arremesso. Ou seja, para lance livre é somado um ponto, do contrário, dois pontos são somados ao placar.

Um jogo oficial de basquete dura 40 minutos, divididos em períodos de 10 minutos.

Referências: Oscar Schmidt (Mão Santa), Marcelinho.

Handebol

No handebol há duas regras básicas para quem está sob posse da bola: deve segurá-la por, no máximo três segundos, mesmo ela estando no solo. E dar, no máximo, três passos com a bola na mão. Nenhum jogador de linha pode pisar na zona demarcada da área do goleiro ou adentrá-la.

Um jogo oficial de handebol é composto por dois tempos de 30 minutos, com um intervalo de dez minutos.

Referências: Guilherme Valadão, Barbara Arenhart (Babi).

Vôlei de praia

O vôlei de praia é um esporte diretamente derivado do voleibol de quadra, cuja estrutura do esporte é a mesma do voleibol tradicional: uma quadra dividida em duas partes por uma rede. As duas grandes diferenças é que o voleibol de praia é jogado em solo de areia, e sua equipe pode ser formada por dois a quatro jogadores.

O vôlei de praia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino).

O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.

Referências: Emanuel, Alison, Sandra Pires, Leila.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -