quarta-feira, 18 de maio de 2022
25.9 C
Vitória

Capixaba está entre os convocados para Panamericano de Basquete Master

“Ser master não é o fim. É o começo de uma nova vida”. É o que diz Alessandro Casé,  45 anos, no alto de seus 2,03m. O capixaba está entre os convocados da Seleção Brasileira Master 40+ para o Panamericano da categoria. A primeira partida será sábado (19), contra o México, na Argentina. Os jogos devem ser transmitidos pelo YouTube e Intagran (fimbamaxibasketball).

Vários dribles, “enterradas”, tocos e chuás (cesta sem a bola encostar no aro). Estas são algumas peculiaridades de um bom jogo de basquete. Às vezes, quando uma partida está muito disputada, uma bola de lance livre (quando o jogador sofre falta no ato de arremessar) pode definir o vencedor da partida.

A equipe masculina é composta de 12 atletas: Gustavo (armador), Renato (ala/armador), Fabricio (ala/armador), Alessandro Casé (ala), Fernando (ala), Murilo (ala), Zardo (ala), Rone (ala/pivô), Kid (ala/pivô), André Bambu (ala/pivô), Serpa (pivô) e Santiago (pivô). O técnico será Carioquinha. A competição terá a participação de 12 seleções, como Estados Unidos, Porto Rico, Argentina e Chile..

Para participar os atletas passam por check-up antes: cardiológico, para não ter uma arritmia ou parada cardíaca, teste de esteira e mais alguns exames. No fim, o médico autoriza a prática esportiva.

Casé já está há quase 10 anos representando o Brasil na categoria master. Ele é campeão mundial na categoria 35, na Grécia (2012), campeão pan-americano na categoria 40, campeão mundial na modalidade 3×3 Master, em Cancun (2019), e bicampeão brasileiro na categoria 40.

“Estamos indo para a quadra para nos divertirmos. Claro que com o intuito de ganhar. Por sermos veteranos, encurtamos o caminho. Sabemos a hora de correr, mas também sabemos a hora de segurar a bola, andar ou caminhar, além de respirar. Temos a experiência da quadra. Fui atleta profissional por 23 anos, então hoje eu não corro tanto como antigamente. Uso toda a minha velocidade e energia no momento certo. Mas, quando “você” é novo e em alto rendimento, “você” quer correr toda hora. É uma emoção diferente sempre entrar em quadra”, afirma Casé.

Físico

“No Master, o que prevalece é a questão física. Se “você” está bem. Como ex-atleta, a forma de jogar “você” já tem. O mais difícil é se manter. Eu, graças a Deus, estou em forma. Com 45 anos, sempre estou batendo bola, sempre disputando campeonato, treinando com pessoas mais novas, até mesmo para melhorar o cardio. Digo que 80% é de preparação física e 20% é de precisão, o arremesso”, avalia o atleta.

Rivalidade

“A rivalidade sempre tem, vários talk trash dentro de quadra, sempre tem também a piadinha. Ainda mais em se tratando de Brasil e Argentina. Estamos indo para a casa dos hermanos. A rivalidade é muito grande. Mas estamos tentando nos concentrar e focar no jogo. Todo mundo quer ganhar”.

Referências

Casé conta que suas referências no basquete são atletas americanos, como Michael Jordan, Magic Johnson e o saudoso Kobe Bryant. Já desta nova geração, Casé gosta das jogadas de Kevin Durant. Já no Brasil, os jogadores ídolos que fizeram seus nomes no cenário nacional e mundial são Oscar Schmidt, João José Vianna, mais conhecido como Pipoka.

“Meu estilo de jogo é assim: jogo com a torcida, sorrisão e levando a alegria. Acho que o atleta tem que levar isso, dar uma boa impressão, uma energia positiva para as crianças e jovens. Gosto de chamar o jogo para mim. Falo que sempre a última bola, deixa eu arremessar. Gosto de desafio. É uma satisfação”, reconhece o atleta.

Competição

“Esta competição é importantíssima para quem é amante da bola laranja. Para o master nunca tem fim, como atleta do basquete. Só inicia uma nova fase. Encontramos todos os ex-profissionais, pessoas renomadas, atletas como Oscar, Cadum, Israel, jogadores que foram destaque no cenário nacional e também mundial. Então, mantemos a chama viva, através do basquetebol, com o master. “Ser master não é o fim. É o começo de uma nova vida”, declarou Casé.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -