sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

9 de março: Dia do Corredor. Hora de acelerar o ritmo.

Faça chuva, ou faça sol, muitos deles acordam de madrugada para treinar, seja no asfalto, na montanha, na areia, seja dia útil, final de semana ou feriado. Não importa se “você” correu 5, 10, 21 ou mesmo 42 km e o tempo que “você” percorreu, o que vale a pena é superar o limite pessoal. Bora comemorar o dia 9 de março: Dia do Corredor.

A corrida de rua traz vários benefícios, além do esporte, promove qualidade de vida, bem-estar, melhora a saúde física e metal. Além disso, aumenta o ciclo de amizades.

Muitos corredores profissionais ou amadores têm como meta a cada prova baixar seu pace (ritmo) e impor velocidade, isso motiva a cada quilometro percorrido. Na vida de um atleta, é preciso ter uma alimentação equilibrada e sono regrado, para alcançar um bom rendimento nas provas.

O ritmo ajuda o corredor a controlar a intensidade de treinamento ou de prova. Com esta ferramenta o atleta conseguirá planejar previamente quanto tempo levará para completar o seu trajeto.

Nas provas, o pace do atleta vai determinar onde o corredor estará situado no momento da largada, com o objetivo de tentar agrupar os corredores com o mesmo ritmo de corrida.

Para calcular o pace, é preciso medir o ritmo em minutos por cada quilômetro percorrido (minuto/km). Em outras palavras, deve ser marcado o tempo que a pessoa percorre 1 km.

Desafio

“Correr é muito mais do que um esporte. É um estilo de vida. É uma forma de me desafiar e mostrar que sou capaz de superar meus próprios limites. É também uma válvula de escape. Quando estamos correndo, apreciamos a natureza, cuidamos do nosso corpo e também alimentamos a nossa mente”, disse o servidor público e corredor Matheus Thebaldi, 40 anos.

Matheus corre há 12 anos, disse ainda quais foram suas corridas mais difíceis e quais foram as provas que mais gostou de participar: “As provas de trail run do Circuito Capixaba de Montanhas. E as provas que mais gostei de participar foram: As três maratonas que já completei: Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Correr 42,195 quilômetros é o ápice na vida de um corredor”, acrescenta Matheus.

A fama “Garibolt” é motivo de orgulho e admiração para Marcelo Siqueira da Costa. Imagem: Arquivo pessoal.

A fama “Garibolt” é motivo de orgulho e admiração para Marcelo Siqueira da Costa, 36 anos. “Para mim, parecer fisicamente com o Bolt, pela minha cor e pelo estilo de correr  é muito gratificante”. Marcelo corre há sete anos e menciona que levar alegria nas corridas é o que motiva: “Não pretendo chegar em primeiro lugar nas provas. O que mais me motiva quando vou para uma corrida é levar a alegria para quem está lá, seja correndo ou assistindo”.

Vitalidade

O fotógrafo e maratonista Chico Guedes, 56 anos, é um exemplo para muitas pessoas que estão iniciando na corrida. Ele corre há mais de 30 anos e já esteve em cinco maratonas. Além disso, treina três vezes por semana.

“Correr uma maratona é fácil. O que é mais difícil é o ciclo de treinamento, que precisa ficar 120 dias do ano treinando”, sorriu.

Chico Guedes, 56 anos é um exemplo para muitas pessoas. imagem: Arquivo pessoal.

“A última maratona que fiz foi agora a UP Hill, em Santa Catarina, foram 42 km de subida. Uma das maratonas mais lindas e difíceis até hoje. Os 12 últimos quilômetros pareciam não ter fim. Achava que estava chegando ao céu. Gosto de correr montanha, trilha e ter este contato direto com a natureza. Corrida para mim é vida”, menciona Chico.

“Não tem idade para começar a correr, se a pessoa realmente tiver um preparo físico e uma orientação adequada. Por isso sempre digo: procure um profissional de educação física para melhorar seu treino”, explicou o professor de educação física e dono da Ative, em Vila Velha”, Tiago Thomaz. Benefícios da corrida

Benefícios da corrida

  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
  • Regula as taxas sanguíneas;
  • Melhora a resistência muscular dos membros inferiores;
  • Aumenta a produtividade;
  • Regula as horas de insônia.

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -