sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Travessia da Lagoa Juparanã a Nado terá mais de 200 nadadores

Neste domingo, 6 de fevereiro, será realizada a 35ª edição da Travessia da Lagoa Juparanã a Nado. A travessia será realizada no Linhares Esporte Clube, na Lagoa Juparanã, às 8 da manhã.

Mais de 200 nadadores de diversas cidades dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, já confirmaram presença.

Estrelas da natação capixaba, como Marcio Junqueira e César Saad estão dentre os inscritos. Marcio foi o primeiro capixaba a atravessar a nado o Canal da Mancha, que separa o Reino Unido da França e César é um dos principais nadadores de águas abertas do Espírito Santo.

Lúcio Caliman ressalta a alta procura por inscrições e o objetivo do evento:

“Quem tiver interesse em participar da travessia ainda dá tempo de se inscrever. Nosso objetivo é continuar incentivando a natação em águas abertas em nossas lagoas e alertar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente”.

As inscrições serão encerradas quando se atingir o número de 250 inscritos. Serão três modalidades em disputa: travessia completa (4.000 metros), prova Sprint (1.000 metros) e prova kids (mini travessia). Todos os atletas receberão uma medalha pela participação e os cinco primeiros colocados em cada modalidade serão premiados com troféus.

O evento, que seguirá todos os protocolos de segurança da pandemia do Coronavírus, contará também com forte esquema de segurança para os participantes. Durante o percurso, contarão com apoio de embarcação do Corpo de Bombeiros, caiaques, lanchas e outras embarcações particulares ao longo de todo percurso. O nadador que necessitar de auxílio deverá erguer seu braço para sinalizar para as equipes de socorro e resgate a necessidade de socorro imediato.

A 35ª Travessia da Lagoa Juparanã A Nado conta com apoio da Prefeitura de Linhares através da secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O secretário Fabrício Lopes destaca a importância do evento:

“É um evento que vem para fomentar a cadeia do turismo e divulgar nossas belezas às margens da majestosa Juparanã. Além disso, a competição contribui para a formação de novos atletas da modalidade”.

Informações

http://www.campeaotime.com.br

Lagoa Juparanã e sua história

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Lagoa Juparanã é a maior do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica (63,7229 quilômetros quadrados).

São, ao todo, 26 quilômetros de comprimento por 5,5 quilômetros de largura.

Ao norte da lagoa, um marco histórico serve de registro de duas importantes visitas: a Ilha do Imperador, que recebeu visita do imperador Dom Pedro II em 1860, e o presidente Getúlio Vargas em 1954. No idioma Tupi, Juparanã quer dizer “mar de água doce”.

Registros do diário do Imperador, encontrados no livro “Viagem de D. Pedro II ao Espírito Santo”, de Levy Rocha, descreviam  a Lagoa assim na época:
– Expande-se a lagoa, circulada de morros, com matos e habitações; é um mar de água doce, tendo 7 léguas de comprido e muita largura. O Pirajá podia subir até a lagoa.

Vamos pela margem esquerda, à vara, com 5 palmos a 10 de fundo. A montanha, que se vê mais distante, [muito] longe, fica para o lado da lagoa de Paraná-mirim. Praia de areia chamada do Mosquito que beiramos 11 e 33 m.
Dizem que há tubarões grandes e cações de espada na lagoa que é muito piscosa, pescando-se de rede.

A continuação do Juparanã chama-se São José: tem comunicação, pelo lado do S., com a lagoa dos Paus, que vaza nesta, e recebe por esse mesmo lado o rio das Capivaras; forma muitas enseadas. Vejo as mesmas flores amarelas, sem serem as já mencionadas que no rio, mas não vi ainda as brancas. O mato não apresenta por ora árvores belas como o rio, nem se vêem tantas flores. No rio há muitos ingazeiros; mas a fruta não está sazonada”.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através do telefone de um dos organizadores do evento, Lúcio Caliman, através do número (27) 99868-0700.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -