Parque Estadual Paulo César Vinha completa 34 anos

0

Ontem, quarta-feira (05), o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) comemorou 34 anos de existência, coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente. Localizado principalmente em Guarapari, o parque oferece uma experiência singular de contato com a natureza, com suas trilhas permitindo aos visitantes apreciar uma diversidade de espécies de fauna e flora.

Para celebrar o aniversário do parque, diversas atividades serão realizadas ao longo do mês, focando na contemplação da natureza e educação ambiental. Neste sábado (08), haverá um passeio aquático na Trilha da Capivara, na Lagoa de Caraís, um dos pontos mais visitados da Unidade de Conservação (UC).

O passeio é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. A trilha aquática começa às 9 horas e os participantes devem levar seus próprios caiaques ou stand up paddles. Outra atividade comemorativa é a trilha noturna, marcada para o dia 22 de junho, cujas vagas já estão esgotadas.

História

Nas décadas de 1970 e 1980, a área onde hoje se encontra o Parque foi alvo de intensas pressões de ocupação e loteamentos, resultando na abertura de acessos, aterros e corte de vegetação em uma região de alta relevância ecológica.

A região também sofria com a retirada de areia, caçadas e queimadas ilegais. Porém, em meados dos anos 1980, representantes da sociedade civil e ONGs ambientalistas uniram esforços para proteger a área, mobilizando o Governo do Estado do Espírito Santo. Assim, o Parque Estadual de Setiba foi criado em 1990, pelo Decreto Estadual Nº 2.993-N, de 05 de junho, coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em 1994, o parque foi renomeado para “Parque Estadual Paulo César Vinha” em homenagem ao biólogo que conduziu importantes pesquisas e lutou contra a extração de areia na região. Paulo César Vinha foi assassinado em 1993, na fronteira norte da Unidade de Conservação, devido à sua dedicação à preservação ambiental.

Avatar
Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui