Exposição no Palácio Anchieta celebra 50 anos de carreira de Heidi Liebermann,

0

Nesta terça-feira (09), acontece a exposição “O Fabuloso Mundo das Cores” no Palácio Anchieta. O evento acontece em celebração aos 50 anos de carreira da artista plástica alemã, Heid Liebermann. A autora, que vive em terras capixabas desde 1974, traz essa exposição como uma experiência dinâmica sobre produções autorias e atuais de Heidi. Assim, como o próprio nome da exposição diz, o aspecto mais característico é a paleta de cores exuberante.

Com entrada gratuita e classificação livre, a exposição é composta por trabalhos inéditos em diferentes formatos, apresentando ao público pinturas abstratas e figurativas que, reunidas, constroem uma fascinante narrativa a partir de formas, cores e pinceladas.

A proposta é oferecer aos visitantes um passeio imersivo pelo universo criativo da artista, que vai se revelando pouco a pouco a cada ambiente, com o público sendo convidado a experimentar e a interagir com uma diversidade de cores. Por meio da obra “Studio na Caixa”, por exemplo, o espectador tem oportunidade de conhecer de perto o Studio Liebermann, ateliê onde a artista transforma sua criatividade em arte.

No Salão Central, o público é conduzido através de um túnel até um painel com cerca de 11 metros de comprimento, feito especialmente para essa exposição. A série “A Vida é uma Caixa de Surpresas”, por sua vez, é constituída por 84 obras individuais. E um jogo de dados permite ao visitante fazer uma montagem autoral da composição da obra. “Senti a necessidade de transmitir pelas cores uma energia e leveza que trazem o desejo de liberdade, indispensável à felicidade”, afirma Heidi Liebermann.

A exposição conta ainda com uma sala de projeção mapeada que permite que qualquer superfície se torne uma tela. Nela, as pinturas da artista vão “flutuar”, levando o espectador para dentro da obra, numa convergência da pintura convencional para as novas possiblidades tecnológicas. Esse projeto foi concebido pelo diretor artístico Marcelo Lages junto com a equipe PixxFluxx, exclusivamente para a exposição.

“As famílias capixabas vão ver o Palácio Anchieta se transformar em um portal para o fabuloso mundo das cores de Heidi Libermann, oferecendo uma viagem imersiva repleta de cores, alegria e diálogos com o tempo presente. É uma oportunidade imperdível de contemplar o mundo por outra perspectiva, a de uma paleta vibrante, repleta de mensagens que ressoam com nossa vida cotidiana”, observa Marcelo Lages.

Também será exibido na mostra um vídeo de making of documentando o processo criativo de Heidi Liebermann na intimidade de seu ateliê, além de registros com imagens da montagem final da exposição no Palácio Anchieta.

“O Fabuloso Mundo das Cores” tem identidade visual assinada pela designer e artista capixaba Taiza Ammar. “Tem sido muito satisfatório acompanhar o desenvolvimento desse projeto. Durante todo o processo, transpareceu a admiração de toda a equipe pela obra de Heidi, o que se traduziu no zelo com a montagem e no amor aos detalhes. Foi lindo e emocionante vivenciar isso de perto. Ver o poder que Heidi tem de mexer com a memória afetiva das pessoas”, conta Rosa-Nina Liebermann, filha da artista e conhecedora profunda de seu acervo.

Heidi e as cores

Em uma Alemanha cinza, passando por reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, uma jovem se destacava por seus traços rápidos e precisos. Pinturas e desenhos de quem sempre teve sede pela vida e pelas cores. Aos 18 anos, com o apoio de um tio, Heidi Liebermann desenvolveu seu talento ao ingressar na Faculdade de Arte e Design em Hamburgo, norte daquele país.

Após concluir os estudos, iniciou a carreira como designer gráfica e trabalhou em diferentes agências de publicidade. Em 1974, já casada com o arquiteto paulista Ramis Rayes, com quem teve suas filhas, Julia-Yv e Rosa-Nina, a pintora alemã se mudou para o Brasil e encantada pelo movimento tropicalista, pelo clima e pelas belezas naturais. Assim, escolheu viver em terras capixabas, onde houve uma virada de chave na vida de Heidi Liebermann, momento em que trocou a publicidade pela pintura, dedicando-se a essa arte de forma profissional e incondicional.

Heidi nunca se autorrotulou em estilos específicos e priorizou a liberdade criativa, para ela considerada a maior de todas as cores, transitando entre o abstrato e o figurativo com impressionante naturalidade. Em uma só tela, a artista mistura retrato, paisagem, perfeição e imprecisão. Tudo em absoluta harmonia. Suas obras de cores vibrantes têm profundidade e impressionam pelo equilíbrio que são capazes de transmitir. Ao mesmo tempo que exaltam a alegria de viver, provocam reflexões sobre dilemas e questões importantes para a sociedade. Uma mistura de sentimentos que vai do romantismo ao rock and roll.

A exposição “O Fabuloso Mundo das Cores” é uma realização da Liebermann Projetos Criativos, com patrocínio da empresa ES Gás, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), além de apoio cultural do Instituto Energisa e apoio da Tinbol Tintas.

Cronograma:

Exposição “O Fabuloso Mundo das Cores” De Heidi Liebermann

Abertura: 09/04 (terça-feira)

Horário: às 18h30

Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória

Entrada gratuita

Classificação livre

Visitação: até 10 de julho, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Durante o período de exposição serão desenvolvidas ações educativas idealizadas exclusivamente para o projeto.

As visitas podem ser agendadas pelos telefones (27) 3636-1031 e (27) 3636-1032.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui