sábado, 25 de maio de 2024
22.1 C
Vitória

Estado de Sítio comemora 23 anos de estrada com lançamento de single e videoclipe

Referência na cena do rock produzido no Espírito Santo, a banda Estado de Sítio comemora 23 anos de carreira com o lançamento do seu primeiro videoclipe, “Resvalo”. A gravação poderá ser ouvida nas plataformas digitais a partir desta sexta-feira, 15 de março, e o clipe será disponibilizado pela banda em seu canal no YouTube, no próximo dia 22.

Com direção de Diego Scarparo e realização da Global Village e Núcleo Produções Artísticas, o videoclipe “Resvalo” foi viabilizado com recursos do Funcultura, por meio do Edital 019/2021, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

A produção musical ficou a cargo de Warlen Neto e da própria banda, que gravou a música no Estúdio Funk Pirata, em Vitória, com engenharia de áudio de Jackson Pinheiro e masterização de Igor Comério.

Composta pelo vocalista e guitarrista Danyel Sueth, a canção “Resvalo” aborda o drama das pessoas que sobrevivem à margem da sociedade, privadas de direitos e de condições dignas para exercer sua cidadania. “Resvalo em nós/ Sufocados em nãos/Quem não pode entrar/Quem não pode dançar/Limpa tudo”, diz um trecho da letra.
“A ideia da música é falar das pessoas que vendem a sua força de trabalho para sobreviver e que são exploradas pelo sistema, ou seja, grande parte do povo brasileiro”, afirma Danyel, que compõe o Estado de Sítio ao lado de Aluízzio (baixo), Neto Zitão (guitarra) e Ronnie Silveira (bateria).

Sonoridade

O videoclipe foi gravado em um sobrado abandonado, no município de Alegre, com a participação do ator e performer Kaio Serafim. A aridez do cenário encontra eco na proposta da banda, que sempre pautou sua criação artística na crítica às desigualdades sociais. A sonoridade remete à geração grunge de Seattle (EUA), com guitarras distorcidas, bateria acentuada e vocais marcantes e melodiosos.

Danyel reconhece a influência desse movimento no som da banda, mas afirma que o mosaico de referências do Estado de Sítio vai além: “Também ouvimos muito coisas anteriores ao grunge, como os ingleses dos anos 60 e 70, especialmente The Beatles e Led Zeppelin, bem como a música popular brasileira e o próprio rock no Brasil, de Secos e Molhados e Mutantes a nomes como Titãs, Legião, Nação Zumbi. Num segundo momento bebemos muito da geração de Chico, Gil, Caetano, Milton, Bethânia, Elis, s empre em busca de uma identidade própria”, comenta.

História

Formado em Alegre, em 2001, o Estado de Sítio construiu uma carreira sólida que inclui dois álbuns autorais: “Aparências” (2006, Lona Records) e “Estiagem” (2017, Tratore); e o single “Distâncias”, lançado em 2022. A banda dividiu o palco com nomes como Lobão, Frejat, Skank, Charlie Brown Jr., Marcelo D2 e O Rappa, e registrou uma apresentação memorável no Festival de Música de Alegre em 2007. “Tocar no palco principal do Festival de Alegre foi uma das nossas grandes realizações. Ter um festival tão grande na porta de casa, vendo os ídolos de perto, foi um dos motivos para a gente montar uma banda”, revela o vocalista Danyel Sueth.

Ele lembra que a força do Estado de Sítio reside nos shows, diante do calor do público e da potência dos amplificadores. “Nosso lance sempre foi o palco, onde imprimimos a energia que o nosso tipo de som exige”, observa.

Mas o que mudou na banda ao longo desses 23 anos de estrada e o que permanece inalterado na proposta do grupo? Para o vocalista Danyel, apesar das mudanças impactadas pela tecnologia na criação, distribuição e consumo de música, o Estado de Sítio mantém firme a sua essência inicial: construir seu próprio repertório. “O desejo de fazer o próprio som, de dar vazão ao que você acredita em forma de música, que sempre foi o norte da banda, permanece o mesmo, e acredito que continuará sendo enquanto ela existir”, afirma.

Próximo álbum

Simultaneamente à divulgação do single e do videoclipe, a banda trabalha na produção de seu terceiro álbum, ainda sem previsão de lançamento. “Já temos bastante material e estamos trabalhando para que ele tenha uma identidade própria”, relata Aluízzio, um dos fundadores da banda.

  • CONFIRA:

 “Resvalo”, da banda Estado de Sítio

Lançamento do single: 15 de março, nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Music, Youtube Music, Amazon Music, Google Music

Lançamento do videoclipe: 22 de março, no canal da banda no YouTube (https://www.youtube.com/@estadodesitio9890)

Formação do Estado de Sítio: Danyel Sueth (vocal/guitarra), Aluízzio (baixo), Neto Zitão (guitarra) e Ronnie Silveira (bateria)

O videoclipe de “Resvalo” foi viabilizado com recursos do Funcultura e realizado com apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult/ES)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -