Carnaval em Vitória: blocos de rua e circuito da folia agitam a cidade

0

Após o sucesso dos Desfiles das Escolas de Samba do Espírito Santo, realizados em Vitória no último final de semana, é chegada a vez dos blocos tomarem conta das ruas e avenidas da cidade.

A grande novidade para o ano de 2024 é o “Circuito da Folia”, que acontecerá no próximo domingo (11) e segunda-feira (12) após os desfiles de blocos do Centro de Vitória.

Atendendo ao pedido dos organizadores dos blocos, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), criou o Circuito que levará os foliões até o Sambão do Povo, garantindo algumas horas a mais de diversão.

No domingo (11), logo após o término do “Puta Bloco” às 19 horas, Emerson Xumbrega assumirá o trio elétrico na Praça Oito, rumo ao Sambão do Povo. Lá, o público contará com shows da Banda Movimento e do baiano André Lellis a partir das 20 horas.

Na segunda-feira (12), o bloco “Coisa de Negres” entregará os foliões, às 19 horas, também na Praça Oito, para a cantora Andrea Nery, que realizará a puxada do circuito, novamente até o Sambão. Lá, se apresentarão Pele Morena, às 20 horas, e Regional da Nair, às 22 horas.

Em ambos os dias, a programação está prevista para terminar à meia-noite.

Trajeto: O circuito começará às 19 horas nas imediações da Praça Oito, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas para acessar a Avenida República, passando pelo Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane).

O trio seguirá pela Avenida Cleto Nunes, em frente ao Parque Moscoso, e entrará na Avenida Marcos de Azevedo, passando pelas Avenidas Duarte Lemos e Nair Azevedo Silva, até chegar à Rua Pedro Nolasco, rumo ao Sambão do Povo, onde deverá chegar por volta das 20 horas.

Durante o percurso, haverá interdições temporárias nas ruas e avenidas mencionadas.

Segurança: A segurança durante os desfiles dos blocos também foi planejada. No Centro de Vitória, um Posto de Comando Integrado foi montado na Praça Costa Pereira para abrigar equipamentos de monitoramento de câmeras e operadores da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), centralizando as tomadas de decisões das corporações da Guarda de Vitória, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, equipes de fiscalização e servir de base de apoio para equipes atuantes.

Além disso, a cidade é monitorada por 841 câmeras, sendo 61 na região do Centro, onde a maioria dos blocos circulará, e mais 49 no Sambão do Povo, onde estão previstos shows após o encerramento dos blocos.

O Carnaval de rua também terá reforço no patrulhamento, com a maior parte do efetivo da Guarda de Vitória posicionado estrategicamente na cidade para realizar rondas de forma alinhada com a Polícia Militar.

As interdições das ruas para atender aos trajetos dos blocos foram planejadas pela Gerência de Planejamento e Operacionalização de Trânsito, mantendo o equilíbrio entre o fluxo de veículos e a segurança de pedestres e condutores. Já estão confirmadas as interdições da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Av. Beira-Mar), de sábado à segunda-feira, com o trânsito desviado para a Avenida Princesa Isabel.

A Secretaria de Segurança também disponibilizará equipes do Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar) para atuar preventivamente em embarcações no mar, ao longo da Avenida Beira-Mar, durante o horário dos blocos, além de realizar blitze com ênfase na fiscalização de casos de embriaguez ao volante.

Fiscalização: A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) será responsável pela fiscalização das posturas dos blocos de rua licenciados pela Prefeitura, assegurando a conformidade com as diretrizes estabelecidas nos alvarás, incluindo o percurso e os horários de início e término, aprovadas pela Comissão dos Blocos. Além disso, a Sedec organizará o comércio ambulante associado aos blocos, visando manter a segurança e o fluxo adequado de pessoas.

Ambulantes: Mais de 300 profissionais serão treinados pelo Senac para atuar como ambulantes e food trucks. Não haverá cadastro para ambulantes, que serão organizados por ordem de chegada, com prioridade para os participantes do curso de “Atendimento e Boas Práticas de Higiene” oferecido pela Sedec em parceria com o Senac. Os food trucks ficarão estacionados na Rua Coronel Vicente Peixoto e na Rua Marcelino Duarte.

Meio Ambiente: A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) apela para a conscientização dos foliões para não jogarem lixo nas vias públicas nem na baía de Vitória, evitando também pisar nos jardins e outras áreas verdes durante os desfiles dos blocos. Uma campanha educativa e de comunicação visual será desenvolvida sobre a correta destinação dos resíduos produzidos, e uma equipe de fiscalização sonora atuará durante os eventos, com foco no controle de ruídos e na coibição da utilização indevida de caixas de som e veículos com som em espaços públicos. Duas embarcações serão dispostas ao longo do trajeto dos blocos, com o objetivo de evitar o lançamento inadequado de resíduos na baía de Vitória.

Limpeza: Equipes farão a limpeza diariamente após os eventos, e o “Bloco da Limpeza”, composto por 150 homens, entrará em ação no Centro da cidade após a passagem dos blocos, limpando e higienizando as ruas e avenidas.

Saúde: Equipes da rede municipal de saúde promoverão ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e campanha educativa de Vigilância Sanitária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui