sábado, 25 de maio de 2024
22.1 C
Vitória

Espírito Santo ganha livro que conta sua história em 50 mapas

Os capixabas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre seu estado. Na próxima sexta-feira (17) será lançado o livro “História do Espírito Santo Colonial em 50 mapas”, pela Secretaria de Cultura (Semc) de Vitória, por meio da Lei municipal Rubem Braga.

O evento de lançamento da obra, de autoria de Fabio Paiva Reis, será às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na capital.

Fabio é historiador, com licenciatura pela Ufes, mestre em História Social pela PUC-SP e doutor em História pela universidade Minho, em Portugal, e apresenta em seu livro os 50 mapas mais antigos do Espírito Santo com reproduções coloridas em alta qualidade, acompanhados de uma análise profunda dessas obras e sua importância para a história do estado.

“O livro é uma atualização da minha tese de doutorado, revisada e ampliada para se tornar uma obra para o público geral. Há muito interesse em saber mais sobre o período colonial do Espírito Santo. Infelizmente, esse provavelmente também é o período da nossa história menos estudado pelos pesquisadores. Assim, quando comecei a encontrar os mapas que se tornaram a base para a minha pesquisa, tive a certeza de que esse era um trabalho necessário”, declara o autor.

“Esses mapas são verdadeiras obras de arte. Pinturas feitas por cartógrafos especializados em transformar os relatos escritos dos viajantes e funcionários das coroas europeias em uma visão clara e bela de um Espírito Santo que ainda estava em construção. Como os reis e rainhas europeus, além de suas cortes, não vinham para a América, os mapas eram a maneira que eles tinham de visualizar as suas colônias à distância. Por isso, folhear este livro é ter a mesma visão do Espírito Santo colonial que os europeus tinham naquela época. É ver como eles nos viam tantos séculos atrás. Enfim, é uma verdadeira viagem no tempo”, destaca Fabio.

Lançamento do livro “História do Espírito Santo Colonial em 50 mapas”, de autoria de Fabio Paiva Reis.

  • Data: sexta-feira (17)
  • Horário: 18h30
  • Local: auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus de Goiabeiras em Vitória.
  • Entrada franca.
  • Classificação Indicativa Livre.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -