Ufes promove observação do eclipse solar anular neste sábado (14)

0
Foto: Divulgação NASA

Neste sábado (14), às 15 horas, o Centro de Astrofísica e Cosmologia (Cosmo-Ufes) e o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA-Ufes) vão promover eventos de observação do eclipse solar anular, com uso de telescópio solar e filtros especiais.

O espetáculo astronômico pode ser conferido nas instalações do Observatório, no campus de Goiabeiras, e também será transmitido pelos canais do GOA no Youtube e no Instagram. A observação depende das condições meteorológicas. Se chover ou se o céu estiver nublado, não terá observação.

Outra oportunidade para visualizar o eclipse será na Praça da Ciência, em Vitória, onde acontecerão atividades promovidas pelo Centro de Astrofísica e Cosmologia (Cosmo-Ufes) e pela Prefeitura de Vitória. Além da observação do eclipse com uso de telescópio solar e óculos especiais, haverá seminário e exibição de vídeos.

Eclipse solar anular

O eclipse solar anular é um fenômeno que acontece quando a lua fica entre a Terra e o sol, mas não cobre todo o disco solar, formando um anel de luz ao redor da sombra lunar. O anel completo de luz será visível apenas numa pequena faixa no norte e no nordeste do país. Em outras regiões, como o sudeste, o eclipse será parcial, com a lua cobrindo parte do sol.

Em Vitória, a cobertura será de aproximadamente 50%. Para ver esse fenômeno com segurança, é preciso usar filtros ou óculos especiais.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui