Semana do feriado começa com exposição “Pulsar” na Casa Porto em Vitória

0
Foto: divulgação

A próxima semana será marcada por mais um feriado e para quem gosta de exposições Vitória terá uma ótima opção. A nova exposição na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro Histórico da capital, “Pulsar”, é a primeira exibição individual da artista plástica e pesquisadora de estudos filosóficos em teologia, Mayara Gouvea, e estreia na próxima segunda-feira (30).

A exposição apresenta o resultado de seis anos de pesquisa sobre um dos principais órgãos do corpo humano: o coração. O trabalho, de acordo com a artista, foi iniciado a partir de uma percepção dele como símbolo, metáfora e fonte de inspiração.

“Minha pesquisa artística teve início em 2017 enquanto realizava estudos bíblicos e percebi a frequência da palavra coração, nos livros históricos e principalmente poéticos da Bíblia. Desde então comecei a investigar este órgão tão simbólico e profundo a partir das áreas de conhecimento da teologia, anatomia e filosofia e apresentar essas descobertas por meio de obras artísticas. Tudo isso, sempre atenta aos meus processos de criação, para realizar e compartilhar trabalhos simples e profundos, ou seja, trabalhos que partem do coração”, explica Mayara.

O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).

Trabalhos

“Pulsar”, que vai até o dia 30 de dezembro, reúne mais de 20 obras com estudo de técnicas artísticas diversas, entre elas, cerâmica, desenho, pintura e processos de gravura e litogravura.

“O objetivo é apresentar as obras não como um resultado final, mas sim como a pulsação, como o movimento dos seus processos de criação. Quero provocar reflexões a partir dessa construção contextualizando a vida”, complementa Mayara Gouvea.

Foto: divulgação

Funcionamento

A abertura da exposição acontece na próxima segunda-feira (30) das 18h30 às 22h no museu. Nos demais dias, “Pulsar”, de classificação indicativa livre, estará aberta ao público na Casa Porto, de segunda à sexta-feira das 10h às 18h30 e aos sábados das 10h às 14h.

Feriado de Finados

No próximo feriado de Finados, a Casa Porto fecha na quinta-feira (2), porém funciona normalmente nos dias 3 e 4, sexta e sábado respectivamente.

Acessibilidade

A fim de promover a inclusão e experiências sensoriais e afetivas para os diversos espectadores, inclusive àqueles com alguma limitação física, auditiva/surdez ou visual, a exposição vai apresentar recursos como áudio descrições e janelas de acessibilidade nas obras, que serão acessadas por meio de QRCode.

Exposição “Pulsar”

Data: de 30 de outubro a 30 de dezembro de 2023.
Local: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 – Centro Histórico de Vitória.
Funcionamento: segundas às sextas das 10h às 18h. Sábados das 10h às 14h.
Entrada franca e classificação indicativa livre

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui