quarta-feira, 12 de junho de 2024
25.9 C
Vitória

Exposição ‘De onde surgem os sonhos’ chega ao Palácio Anchieta

Chegou ao Palácio Anchieta, em Vitória a exposição “De onde surgem os sonhos”, que reúne 72 obras de 50 artistas brasileiros consagrados e novos nomes, apresentando ao público  um recorte da coleção Andrea e José Olympio Pereira, considerada uma das maiores coleções de arte contemporânea do Brasil – e que está entre as 200 maiores do mundo.

As obras expostas têm a natureza como potência criativa, em diálogo com o registro dos povos originários, afrodescendentes e da dita tradição popular.

O título “De onde surgem os sonhos” remete à obra homônima de Jaider Esbell, um dos artistas Macuxi mais renomados de Roraima, Esbell era também escritor, arte-educador, geógrafo, curador e ativista dos direitos indígenas, ele faleceu em novembro de 2021, ano em que a obra foi adquirida pelo casal de colecionadores Andrea e José Olympio Pereira.

A exposição tem curadoria de Vanda Klabin e é realizada pelo Museu Vale, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A curadora Vanda Klabin desenvolveu uma mostra fluida, guiada pela ideia de paisagem e aberta à percepção do espectador, para articular modos de ver distintos e possibilitar ao visitante ser conduzido por seu próprio olhar.

“É com alegria que recebemos esta exposição em nosso Palácio Anchieta. Fruto de mais uma importante parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Cultural Vale, ela apresenta um recorte de uma das maiores coleções de arte do mundo. Mais do que isso, ela nos aproxima de diversas poéticas que nos instigam a contemplar diferentes ângulos”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

Representatividade

De acordo com Vanda Klabin, a mostra apresenta demarcações diferenciadas no acervo e aviva um novo olhar, que repensa a experiência artística em outras veredas, outros roteiros e interpretações, à luz de uma percepção renovada sobre o papel da arte originária, da arte popular e da arte afrodescendente.

A coleção

Famosa no mundo inteiro, a coleção de Andrea e José Olympio Pereira tem foco na produção brasileira a partir dos anos 1940 até o momento atual, reunindo cerca de 2.500 obras. Em 2018, inauguraram o Galpão da Lapa, antigo armazém de café do século XIX, e o converteram em um espaço expositivo que recebe, a cada dois anos, um curador diferente para criar novas exposições a partir das obras de sua coleção.

“Quando nos interessamos por um artista, gostamos de ter profundidade. Conseguimos entender melhor o artista dessa forma, pois um único trabalho não mostra tudo. É como se fosse um livro cuja história seria impossível de ser compreendida só com uma página”, pontuou Andrea Olympio Pereira.

Exposição “De onde surgem os sonhos”

Data: de 17 de outubro de 2023 a 28 de janeiro de 2024
Visitação: de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 18h (início da última sessão às 17h); sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h (início da última sessão às 15h)
Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, Centro de Vitória

Agendamento de grupos escolares pelos telefones (27) 3636-1031 e (27) 3636-1032

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -