Conheça destinos gratuitos que unem história e lazer no Espirito Santo

0
Foto: reprodução Santuário de Anchieta

O Espírito Santo abriga uma riqueza inestimável de cultura e história, e a boa notícia é que muitos desses tesouros estão ao alcance de todos, sem custos. Convidamos você a explorar alguns destinos que unem cultura, história e lazer, proporcionando experiências enriquecedoras sem pesar no bolso.

Palácio Anchieta, Vitória 

O Palácio Anchieta, no Centro Histórico de Vitória, é uma das mais antigas sedes de governo do Brasil. Além de abrigar o Poder Executivo, também funciona como espaço cultural, exibindo um acervo histórico que conta a história do Espírito Santo. As visitas guiadas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

Até o mês de janeiro de 2024 o Palácio Anchieta estará recebendo a exposição ‘De onde surgem os sonhos’, a visitação é gratuita.

Museu Solar Monjardim, Vitória

Foto: reprodução Ibram

O Museu Solar Monjardim, situado em Vitória é um casarão colonial com construção iniciada na década de 1780, que proporciona uma jornada pela história regional e nacional do século 19 através de seu acervo.

O museu abre de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, em Santa Cecília, Vitória.

Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Vitória

O Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) é um Patrimônio Cultural do estado que fica no Centro de Vitória. O prédio onde o Museu está localizado tem mais de 80 anos de história, e abriga exposições abertas gratuitamente ao público.

As visitações podem ser feitas de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Museu Homero Massena, Vila Velha

Foto: Adessandro Reis/PMVV

No sítio histórico da Prainha, em Vila Velha, encontra-se a antiga residência de Homero Massena, artista plástico e escritor mineiro.

O local fica aberto para visitas de segunda a sexta, das 9h às 18h, com entrada gratuita. 

Museu Mello Leitão, Santa Teresa

O Museu de Biologia Professor Mello Leitão, fundado pelo naturalista Augusto Ruschi fica em Santa Teresa, região serrada do estado. A instituição de história natural, conta com coleções de botânica e zoologia e tem foco na preservação do patrimônio natural. 

As visitas ao museu podem ser realizadas de terça-feira a domingo, das 8h às 17h e a entrada é gratuita.

Museu do Colono, Santa Leopoldina

Foto: reprodução Secult

O Museu, localizado em Santa Leopoldina funciona em um casarão do século 19, que já foi comércio e residência da família Holzmeister. Hoje, abriga um acervo com 600 peças, incluindo cristais e porcelanas. A casa preserva sua estrutura original. Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h.

Centro Cultural Casa dos Braga, Cachoeiro de Itapemirim 

Em sua cidade natal, o capixaba Rubem Braga, uma figura importante na cultura brasileira, recebe homenagens no Centro Cultural Casa dos Braga. Lá, os visitantes podem explorar documentos, fotografias, reproduções digitais e um extenso arquivo de recortes de jornais e revistas relacionados ao cronista. A entrada é gratuita, e o Centro Cultural abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Ruínas da Igreja São José do Queimado, Serra 

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Igreja São José, inaugurada em 1849, foi central na Insurreição do Queimado, uma revolta de escravos no Espírito Santo. Hoje, o local mantém registros importantes da ocupação regional, especialmente do século XIX, aberto para visitação gratuita todos os dias.

Santuário Nacional de São José de Anchieta

O Conjunto Jesuítico de Anchieta, no Sul do Espírito Santo, teve um papel importante na inculturação religiosa dos índios puris e tupiniquins e foi onde o padre José de Anchieta passou seus últimos anos. O santuário inclui a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a praça da Matriz e o Museu São José de Anchieta. Aberto todos os dias, das 8h às 20h.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui