sábado, 25 de maio de 2024
26 C
Vitória

CowParade: todas as famosas vaquinhas serão expostas em shopping

As famosas vaquinhas da CowParade Vitória e Vila Velha, que estão chamando a atenção dos capixabas que andam pelas ruas das cidades, vão ganhar um endereço único: o Shopping Vitória. A partir da próxima segunda-feira (16), as esculturas ficarão expostas em diferentes ambientes do mall, além do Parque Cultural Reserva Vitória. Será mais uma oportunidade para apreciar as obras que retratam a cultura do Espírito Santo. Elas permanecerão em exposição para o público até o dia 31 de outubro.

As vaquinhas compõem um imenso rebanho artístico. São 62 esculturas de vacas, em tamanho real, com pinturas, decorações e intervenções desenvolvidas especialmente para a CowParade Vitória e Vila Velha, evento global de arte de rua. As vacas são confeccionadas em fibra de vidro, com três poses disponíveis: de pé, pastando ou repousando.

São 59 esculturas assinadas por artistas plásticos nascidos ou residentes no Espírito Santo, incluindo de quatro escolas do estado, e três vacas – intituladas Diversidade, Energias Renováveis e 110 anos – customizadas pela Shell, patrocinadora master do evento.

“O Shopping Vitória é um ambiente de encontro e entretenimento, onde buscamos oferecer experiências únicas para nos conectar cada vez mais às pessoas. Será uma oportunidade para que mais capixabas tenham acesso a este movimento cultural. A CowParade fortalece a cultura local, a inclusão e a solidariedade”, destaca Letícia Dalvi, gerente de marketing do Shopping Vitória.

Impacto social

Ao final da exposição, 61 esculturas de vacas serão leiloadas com lance mínimo de R$ 7 mil. A soma arrecadada será revertida para 3 instituições sociais no estado, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – Acacci, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – Afecc e a Fundação Beneficente Praia do Canto – FBPC.

O leilão será realizado no dia 09 de novembro, às 20h, nos formatos virtual e presencial. Os lances prévios já podem ser feitos, por qualquer pessoa física ou jurídica, de qualquer lugar do mundo, após o cadastramento na plataforma do leiloeiro Roberto Magalhães Gouvêa.

Sobre a CowParade

A CowParade tem como propósito democratizar a arte através da inclusão cultural. As obras dos artistas são espalhadas pelas cidades, transformando ruas e praças em espaço de exposição acessível a todos.

O evento surgiu em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp apresentou diversas esculturas em formato de vaca, com a intenção de provocar o riso, em um evento de arte em Zurique. Para o escultor, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para os artistas locais expressarem sua arte.

Ao visitar o país europeu, o americano Jerry Elbaum ficou fascinado pelo impacto das obras de arte em espaços públicos e comprou os direitos das esculturas de Knapp, fundando a CowParade Holding Inc. Desde então, as esculturas de vacas ganharam o mundo. Em mais de 100 edições, feitas em 33 países, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já se depararam com pelo menos uma das obras expostas pelas ruas.

Exposição das 62 esculturas do CowParade Vitória e Vila Velha

  • Data: 16/10 até 31/10
  • Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 21h
  • Local: as vacas estarão espalhadas pelo Shopping Vitória

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -