Cariacica recebe Grupo colombiano de teatro em espetáculo gratuito

0
Foto: Fernando Barbosa e Silva/ Divulgação

Nesta sexta-feira (20) Cariacica recebe a apresentação teatral do grupo colombinao, Cuerpo Abierto Teatro. O espetáculo Nushu acontecerá no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto a partir das 19h30 e entrada é gratuita. A peça integra a programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – Fenatevi 2023.

Celebrar as vidas e jornadas de mulheres incríveis, conhecidas ou anônimas. Essa é a razão de ser deste cabaré, no qual a atriz narra histórias de mulheres de diferentes lugares e séculos, misturadas com suas próprias vivências e convida o público a um passeio por canções brasileiras que se tornaram referência pela voz de algumas de suas maiores intérpretes. Nushu tem direção de César Amézquita.

Foto: Fernando Barbosa e Silva/ Divulgação

O nushu é um estilo milenar de escrita chinesa exclusivamente feminina, uma espécie de irmandade secreta. Essa caligrafia foi criada para poderem falar com as amigas sobre suas vidas íntimas, queixas e sentimentos sem correr o risco de serem descobertas e punidas.

O Fenatevi segue até este sábado (21) e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e ArcelorMittal por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e a LICC – Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Tem apoio do Teatro Universitário (Ufes), Palácio da Cultura Sônia Cabral, Teatro do SESI, Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, Estação Cidadania Cultura e Centro Cultural Eliziário Rangel e realização da Associação Cultural Circense e Ambiental Uma Floresta e Ratimbum Produções de Artes.

Capixabas e mineiros em cena

Além da montagem internacional, artistas capixabas e mineiros também estarão em cena na programação desta sexta-feira do Festival de Teatro.

O Grupo de Teatro Experimental Capixaba sobe ao palco do Palácio da Cultura Sônia Cabral, às 17h30, para apresentar a peça “Corpus em vidas – Memória Decolonial”. A peça mistura teatro-instalação, candomblé, cinema-vídeo, dança e práticas performativas.

É um trabalho de antropologia da performance com uma encenação aberta ao diálogo. com objetivo de debater as questões da memória e dos traumas causados pela escravidão no Brasil, além de resgatar a memória roubada pelo sistema capitalista.

Já a Companhia de Teatro, de Minas Gerais, vai apresentar ao público sua peça “Capitão Fracasso”, às 20h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral. Com humor, beleza e poesia, o espetáculo acompanha a trajetória de uma Companhia de Teatro mambembe, e suas dificuldades frente à realidade.

Todas as peças têm entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação do espetáculo.

Serviço

Peça “Nushu”, do Grupo Cuerpo Abierto Teatro (Colômbia)

Data: sexta-feira (20/10), às 19h30
Local: Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Cariacica
Classificação: livre

Peça “Corpus em vida – Memória Decolonial”, do Grupo de Teatro Experimental Capixaba (ES)

Data: 20/10 (sexta-feira), às 17h30
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória
Classificação: livre

Peça “Capitão fracasso”, da Companhia de Teatro (MG)

Data: 20/10 (sexta-feira), às 20h
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória
Classificação: livre

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui