segunda-feira, 15 de abril de 2024
23.8 C
Vitória

Escritora lança livro de autoficção em Vila Velha; confira os detalhes

A escritora Thais Helena Leite lança, no próximo domingo (24), o livro “Puta Tem Família”, no qual conta a história de quatro mulheres: a mãe, Mathilde, uma mulher que cria sozinha as três filhas, Helena, Aurora e Maria, que seguem trajetórias diferentes em suas vidas. O lançamento será às 8h, no Sebo Ponto de Cultura, em Vila Velha.

Com prefácio da jornalista, professora, criadora de conteúdo e jurada do Prêmio Jabuti, Tatiany Leite, o livro será vendido durante o lançamento por R$ 15,00. Também poderá ser adquirido depois do lançamento no Sebo Ponto de Cultura, além do site da Amazon, onde será possível comprar as versões impressa e digital.

A obra trata-se de um autoficção, trazendo personagens reais transpassadas pela ficção. Esse conceito foi criado pelo escritor e crítico literário francês Serge Doubrovsky, na década de 70.

O livro

Foto: Divulgação

Helena, a personagem principal da obra, é uma jovem nascida na década de 60, que se tornou punk e intelectual. Maria se casa e constitui família. Aurora, segue uma trajetória que normalmente não é o desejo das famílias brasileiras para suas filhas: torna-se puta.

Como é descobrir que sua irmã é puta? Como reagir? O que fazer? O leitor descobrirá isso com a personagem Helena, durante a leitura de “Puta Tem Família”, que mostra, ainda, como esses caminhos se cruzam e essas mulheres se aceitam.

A trama começa com o nascimento de Helena e perpassa por vários momentos históricos do Brasil, como a ditadura militar, com suas propagandas ufanistas na TV, jogos da Copa do Mundo, tentativa de prisão de Aurora por parte da Polícia Política e a cena cultural da década de 80. No decorrer do livro, Helena procura por Aurora, em uma história marcada por encontros e desencontros.

Sobre a autora

Thais Helena Leite nasceu em São Paulo e chegou ao Espírito Santo em 1989, onde mora até hoje. Professora de História do Brasil e da África, trabalhou em escolas públicas, privadas e em projetos sociais durante 25 anos. Dedicou-se à pesquisa sobre a história do ES em todo esse período, tendo lançado um livro didático e feito palestra em vários municípios do estado.

Concluiu o curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e após os 60 anos iniciou a carreira de Realizadora Audiovisual. Roteirizou e dirigiu os filmes Marés (2022) e Mulheres Maratimbas (2023), além de coordenar a criação do portal Patrimônio Capixaba.

Lançamento do livro “Puta Tem Família”, de Thaís Helena Leite

  • Local: Sebo Ponto de Cultura, localizado na rua Henrique Moscoso, 1.862, Centro, Vila Velha – Próximo ao Shopping da Terra
  • Horário: a partir das 8h
  • Valor do livro: R$ 15,00 (A venda no sebo Ponto de Cultura e no site da Amazon)

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -