sábado, 22 de junho de 2024
23.9 C
Vitória

Férias: veja dicas de diversão para todas as idades em Vitória

O mês de julho é o período das férias escolares, momento perfeito para aproveitar o tempo livre e conhecer as maravilhas que a capital tem a oferecer. Atividades divertidas, passeios pelo Centro Histórico e momentos inesquecíveis com a família ou amigos podem ser feitos.

Veja uma lista de opções para você escolher!

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim promove periodicamente ações do projeto “Viagem pela Literatura”, que tem por objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, na Biblioteca e em espaços diversos do município, abordando diferentes linguagens.

A instituição anunciou uma programação especial para celebrar os seus 82 anos de existência a serem completados no próximo dia 29. As ações ocorrerão na sede da Biblioteca, no Centro Histórico de Vitória, e também no Parque Moscoso.

Contação de História, encontro com o escritor, oficinas, sarau, workshow, troca de livros e muitas outras atividades fazem parte da programação.

O espaço está aberto à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Parques urbanos e naturais

Mirante do Parque da Fonte Grande. Foto: Terra Capixaba/ Divulgação

Os parques de Vitória também são uma ótima opção de lazer e de contato com a natureza para as famílias. São 12 parques urbanos e nesses espaços a população pode realizar recreação, turismo, esportes e outras atividades.

Além disso, mais oito parques naturais, que são destinados a promover a preservação de ecossistemas de grande relevância ecológica, perfeitos para quem busca momentos de contemplação ou atividades como caminhadas em trilhas pela Mata Atlântica.

Os parques naturais, como a Fonte Grande, Gruta da Onça e Mulembá, funcionam de terça a domingo, das 8h às 17h, e ficam fechados para manutenção às segundas-feiras.

Já os parques urbanos, entre eles o Parque Moscoso, Pedra da Cebola e o Horto de Maruípe, ficam abertos também de terça a domingo, das 5h às 22h. Às segundas-feiras, fecham das 9h às 17h (a população pode usar para caminhadas das 5h às 9h e das 17h às 22h).

Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória (CCEC)

Com uma programação recheada de atividades gratuitas, os Centros de Ciência, Educação e Cultura possuem um cronograma especial para animar a semana de férias.

Todas as atividades são inteiramente gratuitas, basta escolher o seu roteiro e curtir o período de um jeito diferente e muito divertido!

Na Escola da Ciência – Biologia e História e na de Física e Inovação, de terça a sexta-feira, as atividades são desenvolvidas das 8h às 17h. Já no sábado, das 9h às 12h. As crianças terão acesso a uma série de oficinas, que prometem muita diversão e também conhecimento.

A Escola da Ciência – Biologia e História tem sede na Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste (na entrada do Sambão do Povo), e a Escola de Física e Inovação na rua Vinte e Três de Maio, no Parque Moscoso.

As atividades englobam visitas a acervos, oficina de instrumento musical, jogo da memória, pintura em tela, contação de história e muito mais.

Planetário de Vitória

O Planetário de Vitória também vai animar o período de diversão com uma programação especial de entretenimento. As atividades começam às 9h, com programação para as crianças de três anos.

Reconhecimento do céu, sistema solar, universo na mente das crianças e muitos outros temas serão apresentados na Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Foto: André Sobral

Praça da Ciência

Também tem programação para se divertir e aprender em um dos espaços mais conhecidos de Vitória, a Praça da Ciência.

Exposição, oficinas, visitas ao acervo, desafios e histórias vão trazer muita diversão e aprendizado para os pequenos. De terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, já aos sábados e domingos, das 8h às 12h, na Avenida Américo Buaiz, na Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia).

Praça da Ciência. Foto: Leonardo Silveira
Praça da Ciência. Foto: Leonardo Silveira

Espaço Baleia Jubarte

O Espaço Baleia Jubarte oferta conhecimentos sobre vários cetáceos (mamíferos como baleias, botos e golfinhos, que vivem exclusivamente no meio aquático), em especial sobre as baleias jubarte que, no Brasil, encontram-se, principalmente, na costa do Espírito Santo e da Bahia em seu período reprodutivo.

Ossadas, réplicas de animais, materiais biológicos e painéis explicativos compõem o acervo do espaço. O Projeto fica na Praça do Papa, na Enseada do Suá. O funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h.

Projeto Tamar

Fundação Projeto Tamar Vitória - Es
Fundação Projeto Tamar Vitória – ES. Foto: Divulgação

O Projeto Tamar também é uma opção super agradável para curtir as férias. As atividades se baseiam em um roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies e espaços temáticos que evidenciam todo o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Neste mês, o projeto funciona de terça a domingo, das 10h às 17h.

O valor do ingresso é de R$26,00 e, idosos acima de 60 anos, estudantes, professores, ID Jovem, crianças a partir de 6 anos, doadores com comprovação, pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia entrada. Crianças de até cinco anos não pagam a entrada.

BusTour Vitória

Capixaba Bustour. Foto: Divulgação
Capixaba Bustour. Foto: Divulgação

O Capixaba BusTour é o tour oficial das cidades de Vitória e Vila Velha, que é realizado num ônibus panorâmico aberto. No roteiro, os visitantes irão conhecer e visitar alguns dos mais famosos pontos turísticos e atrativos das duas cidades.

No momento das visitações, o ônibus fica parado aguardando o paseio e a equipe de Guias de Turismo vai até o local para explicar toda a história, dar suporte e atendimento.

O valor para realizar o tour é de R$85,00 e eles acontecem de quinta a domingo, das 8h às 16h30.

Abaixo, o roteiro com locais que o ônibus passa e locais que há parada para visitação:

  1. Píer de Iemanjá
  2. Orla da Praia de Camburi – Vitória
  3. Terceira Ponte
  4. Orla da Praia da Costa – Vila Velha
  5. Farol Santa Luzia (local com parada para visitação)
  6. Convento da Penha (local com parada para visitação)
  7. Hortomercado (local com parada para visitação)
  8. Palácio Anchieta (local com parada para visitação)
  9. Catedral Metropolitana de Vitória (local com parada para visitação)
  10. Espaço Baleia Jubarte (local com parada para visitação)

Observação de baleias

Uma opção de encantar a todos! O turismo de observação de baleias cresce a cada ano em todo mundo. O Espírito Santo é privilegiado todos os anos pela migração da baleia mais observada pelos amantes do “whalewatching”: a Baleia-jubarte.

O desenvolvimento do turismo de observação natural no Espírito Santo aproxima a sociedade ao bem natural imensurável que visita todos os anos a nossa costa.

Agendamentos devem ser feitos pelo site.

Museu de Arte do Espírito Santo

Uma programação cultural e histórica, que promete imersão em várias culturas e em diferentes épocas, é o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes).

O Museu oferece exposições de arte e ações educativas como palestras, oficinas, cursos e seminários nas áreas de artes, patrimônios e museologia.

A visitação é aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Já aos sábados e domingos, das 10h às 16h, na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -