A Dama do Samba Alcione encerra sua dobradinha de shows no Espírito Santo neste sábado (27). Em sua última apresentação no Espaço Patrick Riberio, às 20h, a estrela da música vai dividir o palco com Jorge Aragão, também referência do ritmo. Aos 75 anos, a cantora segue espalhando alegria para o povo brasileiro e marcando gerações.
O sucesso e protagonismo da cantora não surgiu por agora, ainda na adolescência, Alcione Dias Nazareth fez sua primeira apresentação cantando na Orquestra Jazz Guarani, regida por seu pai. O crooner da orquestra ficou rouco, sendo substituído pela artista, que cantou a tradicional “Pombinha Branca” e o fado “Ai, Mouraria”.
Ainda muito pequena, ensinada pelo pai, Alcione aprendeu a tocar diversos instrumentos de sopro, dentre eles a clarineta, que começou a estudá-la com apenas 9 anos.
Outra curiosidade sobre Marrom, é que quando jovem se formou como professora primária na sua cidade natal e chegou a lecionar por dois anos. Na época, tentou ensinar seus alunos a tocar trompete, querendo passar adiante o aprendizado que recebeu.
Batizada, a artista nasceu em 21 de novembro de 1947, em São Luís do Maranhão. Seu nome foi escolhido por seu pai, inspirado na personagem do livro Renúncia, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier.
A influência de Alcione no país é grande, incluindo a sua cidade natal. Um importante teatro no centro histórico de São Luís ganhou o nome da artista. Em 2003, o Elevado Alcione Nazareth foi inaugurado ligando dois bairros da cidade. A cantora foi selecionada para ser tema de um samba-enredo de uma escola de samba na década de 90, sendo apresentada no carnaval do Rio de Janeiro.
Alcione coleciona prêmios e algumas das premiações conquistadas pela cantora foram discos de ouro e de platina. A artista também foi eleita como a melhor cantora de samba em vários eventos musicais.
Com diversas músicas de sucesso em sua carreira, Alcione conquistou prêmios variados com suas produções e segue fazendo história no cenário musical.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.
Com supervisão de Leonardo Sales.