Após dois anos sem celebrações por conta da pandemia da Covid-19, a 94ª edição da tradicional Festa de São Pedro, começa nesta sexta-feira (1º), na Praça do Papa, em Vitória. O evento, que homenageia o santo padroeiro dos pescadores, promete reunir 25 mil pessoas na festa que vai até domingo (3).
Vários shows estão marcados para esta sexta-feira (1º) e sábado (2). Hoje à noite quem agita o público é Reder Matos, às 20 horas, e logo depois quem sobe ao palco é o Rei do Forró capixaba, Alemão do Forró, que se apresenta às 22 horas.
No sábado, os shows começam no mesmo horário. Às 20 horas a galera vai curtir as músicas de Rodrigo Balla e depois, às 22 horas, o som fica por conta de Japinha Conde.
Por conta das festividades e do grande público esperado para acompanhar os shows, a prefeitura vai interditar trechos no local. A estrutura do evento contará com palco com iluminação, cidade cenográfica, camarote, banheiros químicos, além de 40 barracas de comidas e bebidas.
Procissão marítima
Um dos momentos mais aguardados da festa é a procissão marítima, que acontece no domingo (3). A procissão foi iniciada junto com a festa, na década de 20. No início, era terrestre, mas, com a chegada de cerca de 200 imigrantes da região de Açores, em Portugal, que trouxeram a tradição da procissão marítima, o percurso começou a ser feito por barcos a remo. Na década de 70, começaram a participar as embarcações a motor.
E a tradição se estende até os dias atuais. Às 10 horas, a procissão marítima sai da Praça do Papa em direção à Ilha do Príncipe e vai contar com a participação de 100 embarcações.
Programação da Festa de São Pedro
- Sexta-feira (1º)
20h -Reder Matos
22h- Alemão do Forró - Sábado (02)
20h- Rodrigo Balla
22h- Japinha Conde - Domingo (03)
10h- Procissão Marítima
13h-Grupo “Cozinha Capixaba”