quinta-feira, 28 de março de 2024
27.2 C
Vitória

Em decisão histórica, Justiça do México proíbe touradas no país

Um decreto de um juiz federal mexicano interrompeu a exibição de touradas na tradiconal arena Plaza México, a mais importante da América Latina.

O decreto terá sua sentença final nesta semana, podendo finalmente por fim ao espetáculo cruel de maus-tratos aos animais.

Trata-se de uma primeira vitória para a associação civil “Justicia Justa”, segundo a qual o tratamento reservado aos touros durante as touradas é degradante e cruel. As touradas são muito populares na Cidade do México, mas desde o ano passado o Congresso se pronunciou a favor dos horrores no Plaza México.

O projeto de reforma da lei de proteção dos animais estabelece “a proibição de qualquer tipo de espetáculo em que touros, novilhos e bezerros sejam maltratados, torturados ou mortos”. E o que está acontecendo nos dias de hoje vai justamente nesse sentido.

De fato, um juiz federal mexicano impôs a suspensão de todas as touradas na Praça México, a arena da capital.

A apelação de Jonathan Bass Herrera chegou com a aceitação de um recurso promovido pela associação Justicia Justa, que há muito tempo denuncia os maus-tratos a estes animais.

No entanto, trata-se de uma disposição que tem valor provisório. Em2021, a Comissão de Bem-Estar Animal já havia aprovado preliminarmente uma lei que proíbe eventos públicos em que animais são submetidos a maus-tratos e crueldades que levam à sua morte.

As touradas têm origem medieval, na Espanha. No século XII elas eram realizadas em locais abertos como forma de entreterimento para a família real ou celebração de vitórias militares. Foto: ineternet.

Organizações ambientais e de bem-estar animal estão confiantes de que ainda neste mês pode-se realmente representar um ponto de virada para esses animais e encerrar um negócio que só causa sofrimento e morte. Situação essa que nem a população é a favor mais.

Segundo dados do Partido Ecologista Verde do México (PVEM), de fato, no país mais de 70% da população é a favor da abolição das touradas que já são proibidas em Sonora, Guerrero e Coahuila.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -