O Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado neste domingo (5), foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como o seu principal objetivo chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Esse também é o dia que os capixabas podem usar para conhecer, apreciar e prestigiar as belezas naturais que são presentes no território do Espírito Santo. Com um relevo deslumbrante, não é difícil encontrar quem não se orgulhe de poder aproveitar do mar às montanhas em poucas horas de viagem.
E as opções são muito variadas. Além do mar à montanha, é possível observar das águas turvas dos manguezais às aguas cristalinas das lagoas e de serras antigas cobertas por matas a portões rochosos. Por todos os cantos uma nova surpresa está à espera de exploradores e turistas que visitam o Espírito Santo. Vamos conhecer algumas delas?
Parque Estadual Pedra Azul


Localizado no município de Domingos Martins, na região serrana, o parque é uma reserva natural que compreende várias trilhas, fauna e flora bastante diversificadas. Os
maiores atrativos do parque são mesmo as formações rochosas, com a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul e a Pedra das Flores.
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha


Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas e
planícies alagadas e inúmeras formações vegetais. O parque fica em frente ao
mar e é famoso por ter uma lagoa ao lado da praia, com coloração escura e águas
quentes, a Lagoa de Caraís.
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça


Vizinho a Cachoeiro de Itapemirim, o município de Alegre abriga o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, com uma área de 162,5 hectares de mata. No parque, encontra-se a Cachoeira da Fumaça, com uma queda de 144 metros de altura. O acesso é gratuito e não é necessário agendar visitação.
Cachoeira de Hidrolândia- Iúna


As cachoeiras de Hidrolândia, é um complexo de cachoeiras do Rio Brás, próximo à localidade de São João do Príncipe, a 50km da sede do município. Elas são formadas pelas águas do Ribeirão do Brás, e estas formam vários poços ao longo da propriedade, cada um com um perfil diferente, mas todos lindos e com águas transparentes.
Gruta do Limoeiro


Gruta do Limoeiro- localizada na cidade de Castelo, o interior da caverna é considerado o mais importante sítio arqueológico da pré-história do Espírito Santo. Ela se destaca por sua formação geológica e beleza.
No interior, já foram encontrados vestígios de presença humana com mais de 5.000 anos.