sexta-feira, 24 de junho de 2022
23.3 C
Vitória

De volta, Festival de Cinema de Vitória entra em 28ª edição e “Reencontra” o público

Cinéfilos de plantão podem colocar na agenda: Do dia 21 até 25 de junho acontece o 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, marcando a volta do evento ao formato presencial de um dos mais tradicionais festivais de cinema brasileiro e um dos mais expressivos eventos culturais do Espírito Santo.

O evento será realizado no Centro Cultural Sesc Glória e no Hotel Senac Ilha do Boi. Serão cinco dias com o melhor do cinema nacional.

De acordo com Lucia Caus, diretora do FCV, ter a oportunidade de voltar a realizar uma edição presencial, com todos os requisitos de segurança, é algo extremamente estimulante.

“Os últimos dois anos foram de aprendizado e reinvenção para o Festival de Cinema de Vitória, que precisou se adaptar ao formato on-line em função de todos os protocolos sanitários. Contar com a presença dos realizadores e do público nas atividades de formação e nos debates, além da presença calorosa da plateia nas nossas sessões audiovisuais, é algo revigorante. Estamos ansiosos para esse momento”.

Oficinas

Além da vasta programação, os participantes terão a oportunidade de participar de oficinas. Além disso, a programação inclui uma série de atividades de formação com oficinas, mesas e palestras que reafirmam o compromisso da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) com a educação e a instrumentalização de profissionais para diversas áreas do setor.

Elas serão um espaço para compartilhar conhecimento, mas também afeto e solidariedade. Para cada inscrição realizada, a organização pede em troca uma lata de leite em pó ou um pacote de fralda geriátrica que serão doados para os idosos atendidos pelo Asilo de Vitória.

As entregas deverão ser realizadas entre os dias 6 e 17 de junho, no ato de confirmação da matrícula. Mas quem tiver o desejo de doar para este espaço de acolhimento e integração, independente de participar ou não de um oficina do Festival, pode entregar a sua doação na sede da Galpão Produções, durante todo o período de realização do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, em horário comercial.

A Galpão Produções/ IBCA está localizada na Rua Professora Maria Cândida da Silva, nº 115, Bairro República, Vitória – ES. Dúvidas podem ser tiradas através do telefone (27) 3327-2751.

Programação

A programação intensa e diversificada do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro contempla um recorte potente da produção contemporânea audiovisual brasileira. Durante os cinco dias de evento, será apresentada uma seleção de filmes de curtas e longas-metragens premiados com o Troféu Vitória e que foram exibidos em 2021 na edição virtual do 28º FCV. O público irá conferir 28 produções, em programas especiais preparados pela curadoria do FCV. Além disso, estão previstas sessões especiais com filmes inéditos no circuito comercial.

Festivalzinho
O ano de 2022 também marca o retorno do Festivalzinho de Cinema de Vitória, que chega a sua 21ª edição, com patrocínio da ArcelorMittal. O projeto tem como foco criar um intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo da sétima arte, além de estimular a formação de plateias e desenvolver a sensibilidade do público mirim para o universo das artes.

Neste ano, as exibições acontecerão no Cine Metrópolis, na Ufes, e irá atender estudantes do Ensino Público do Município da Serra. Na programação, curtas-metragens de diversas partes do Brasil, fortalecendo a produção audiovisual contemporânea, com temática infantojuvenil.

Ao longo de duas décadas, o Festivalzinho de Cinema de Vitória já contabiliza mais de 160 sessões que alcançaram um público de mais de 40 mil crianças, de 57 escolas do Espírito Santo, servindo como importante ferramenta educacional.

Homenagens
Outro destaque do 28º FCV – Reencontro são os lançamentos das edições impressas dos Cadernos das Homenageadas: Marcélia Cartaxo (Homenageada Nacional) e Margarete Taqueti (Homenageada Capixaba), que também participarão da cerimônia de homenagem no Centro Cultural Sesc Glória.

As publicações biográficas jogam luz sobre a obra e a vida dessas profissionais que contribuíram para a construção da cultura brasileira e cumprem o papel de eternizar a história da memória do cinema brasileiro através de suas trajetórias.

28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro

Locais: Centro Cultural Sesc Gloria: Teatro Glória e Hotel Senac Ilha do Boi.

Sala Cariê Lindenberg e Marien Calixte

Horário: 15 às 19h30

Data: 21 a 25 de junho.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -