quinta-feira, 28 de março de 2024
28.8 C
Vitória

Álbum ‘perdido’ de Gilberto Gil, gravado em Nova Iorque, já pode ser ouvido

Um disco perdido de Gilberto Gil foi divulgado no maior acervo digital dedicado a um artista vivo feito pela Google. Gravado em 1982, em Nova York, a coletânea inédita foi encontrada durante o processo de curadoria e digitalização dos materiais para o museu.

O Ritmo de Gil celebra o cantor, com informações bibliográficas e a discografia de um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. O ambiente conta com 41 mil imagens e documentos e um total de 900 vídeos e gravações sobre sua trajetória.

O museu virtual foi lançado no Google Arts & Culture, e está disponível em inglês, português e espanhol, sendo a primeira retrospectiva de um artista brasileiro vivo na plataforma global. A pesquisa teve início em 2018.

“A retrospectiva inédita sobre Gil retrata a vida e obra desse artista símbolo da cultura brasileira e do homem cercado de muitos outros artistas, amigos e da família. A partir de hoje, amantes da cultura brasileira, da afro-musicalidade, fãs e admiradores de Gilberto Gil em todo o mundo poderão acessar, à distância de alguns cliques, o tesouro que é sua história”, diz Valéria Gasparotti, gerente de projetos do Google Arts & Culture.

Para o jornal Estado de Minas, Gil diz não se lembrar o que fez com que o disco não saísse, mas chamou a recuperação dos materiais sonoros de um ‘trabalho de arqueologia’, que retrata ‘novas possibilidades museológicas’.

O ex-ministro da Cultura ainda afirma que pretende atualizar a plataforma com as novidades que produzir, sobrepondo produções e criando um espaço original para seu legado na arte.

Não seria incomum se fosse seu próprio crivo o motivo do cancelamento de uma sonoridade que ainda hoje se desfruta mais pelos ouvidos da curiosidade. Sinais de um tempo em que tudo o que se guardou ou rejeitou no passado, e por qualquer motivo, se torne um ativo valioso. Essa coleção faz parte desse conjunto [..] e é o final de um estágio da minha obra

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -