quinta-feira, 7 de julho de 2022
26 C
Vitória

Espírito Santo: Do mar à montanha, um espetáculo à sua espera

Momento é de rotamada no Turismo capixaba

Um dos locais mais procurados pelos turistas no Espírito Santo é a região das montanhas capixabas. A pouco mais de 50 km da capital Vitória, é possível trocar os tons azuis das águas do litoral, pelos azulados e esverdeados das rochas e das árvores. A temperatura amena e a forte influência europeia na área são atrativos para os visitantes. As cidades de:

  • Afonso Cláudio
  • Brejetuba
  • Castelo
  • Conceição do Castelo
  • Domingos Martins
  • Laranja da Terra
  • Marechal Floriano
  • Vargem Alta
  • Venda Nova do Imigrante

compõem a região de montanhas. Por conta de seus moradores descendentes de alemães, italianos, pomeranos e poloneses, as diferentes culturas, história, música, danças, gastronomia e festas típicas, proporcionam uma experiência única aos turistas.

Outro destaque dessa região é a proximidade com a capital. Em menos de uma hora é possível sair de Vitória e chegar nas montanhas capixabas. Fatores que fazem centenas de visitantes irem para a localidade, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo, Nerleo Caus (ABIH-ES).

“Sem dúvida, hoje o que mais atrai os capixabas para a região das montanhas é o seu clima agradável e o turismo de experiência. Lá é possível aproveitar o ambiente, tomar um café da manhã diferenciado, aproveitar o clima da região, colher morangos e tomar vinhos artesanais, tudo isso agrega e atrai o turista. Outra coisa que difere a cadeia turística nas montanhas capixabas é a sua pegada sustentável e ecológica”, disse Nerleo Caus

Conheça alguns dos pontos das Montanhas Capixabas:

Rota do Lagarto

Estrada cênica com cerca de 8 km de extensão com um corredor verde, recortado por túneis naturais, entre a BR-262 e a Rodovia ES-164, oficialmente denominada de Rodovia Angelo Girardi. O trajeto corta o principal atrativo da região, a Pedra Azul.

Parque Estadual da Pedra Azul

Com acesso pela Rota do Lagarto, o parque é um dos mais visitados do Espírito Santo. O maciço rochoso de granito a 1.822 metros de altitude, cujos tons vão do acinzentado ao azul, dependendo da incidência de luz, é o cartão-postal da região. É possível fazer trilhas, parar em mirantes e se banhar nas piscinas naturais.

Ecoparque Pedra Azul Aventura

Localizado em frente à Pedra Azul, esse parque tem trilhas até a base da Pedra do Lagarto. É possível fazer rapel de 30 metros de altura e roteiros de quadriciclo com vista dos parques Pedra Azul, Forno Grande e Pico da Bandeira.

Parque Estadual do Forno Grande

Abriga um dos pontos mais altos do Estado, o Pico do Forno Grande, com 2.039 metros de altitude. Na região é possível fazer trilhas e conhecer as belezas naturais.

Parque Estadual do Forno Grande, Castelo.
Parque Estadual do Forno Grande, Castelo.

Venda Nova do Imigrante

O destino é rico em atrativos como, por exemplo, lago de pesca e rampa livre de asa delta e parapente. A região também é conhecida por seus queijos, doces, morangos orgânicos, cachaças e o clássico socol, presunto cru de origem italiana, temperado com alho, pimenta e sal.

Socol - Venda Nova do Imigrante
Socol – Venda Nova do Imigrante
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -