quarta-feira, 18 de maio de 2022
25.9 C
Vitória

Dia Internacional do Livro Infantil: Estimular a leitura só traz benefício

Neste sábado (2), é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. Pais, mães e familiares devem proporcionar momentos de leitura e contação de histórias aos pequenos, de forma a criar um mundo imaginário e contribuir com o desenvolvimento deles.

Apesar de uma queda brusca nas vendas nos últimos dois anos devido à pandemia, – o faturamento com as vendas de livros infantis e infanto-juvenis caiu de R$ 121 milhões para R$ 107 milhões-, o mercado está otimista para 2022.

Vários escritores, inclusive capixabas, já se articulam para fazer lançamentos ou mesmo relançamentos com releituras de suas obras. Eles mencionam a importância da leitura para melhorar o desenvolvimento oral das crianças.

Além disso, a leitura pode auxiliar os pequenos a desenvolver habilidades não só sociais, como intelectuais e identificar medos e emoções afetivas de acordo com cada faixa etária.

Para criar o gosto pela leitura nas crianças é interessante conhecer diferentes gêneros literários e saber a particularidade de cada uma. Isso vai proporcionar novas descobertas e possibilidades. No Brasil, há vários autores de livros infantis que se destacam, como Monteiro Lobato, Ziraldo e Maurício de Souza.

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza o projeto Viagem pela Literatura, por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, localizada no Centro. O objetivo é incentivar a prática da leitura com atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos.

A partir das oficinas e dos cursos de contação de histórias, foi criado o grupo de contadores de histórias Chão de Letras. O projeto acontece nas praças, parques, centros comunitários, Centros de Referência em Assistência Social (Cras),  Projeto Caminhando Juntos (Cajun) e quadras de esportes.

Neste contexto, a biblioteca tem aproximadamente 20 mil volumes, abrangendo várias áreas do conhecimento, desde literatura, artes, história, biografia, filosofia, entre outros livros.

“É desde cedo que se faz o leitor. Começa na família, escola, na biblioteca. As crianças estimuladas desde cedo desenvolvem a imaginação e a criatividade e começam a entender o mundo ao seu redor, socializando melhor e mais felizes. Isso possibilita a se tornarem adultos mais críticos e participativos, conhecedores de seus direitos, deveres e dos demais cidadãos”, disse a coordenadora do Viagem pela Literatura, Elizete Caser Rocha.

Programação             

Dia Internacional do Livro Infantil

Encontro com o escritor Luiz F. Bernardes

Lançamento do livro: “A menina que pintava carneiros”.

Contação de histórias por Eliana Zandonade.

Data: 04 de abril.

Local: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Horário: 14 h

7 benefícios da leitura para o desenvolvimento infantil

  • Aumenta a concentração;
  • Desenvolve a compreensão.
  • Incentiva o lado criativo e a imaginação.
  • Favorece a escrita e aprendizado
  • Desenvolve a leitura e a fala.
  • Promove o conhecimento dos sentimentos, emoções e curiosidade;
  • Fortalece a conexão com quem lê para a criança (pais, familiares ou cuidadores).
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -