segunda-feira, 27 de junho de 2022
18.8 C
Vitória

Exposição “Mãos que tocam o barro” em cartaz até o dia 30 de abril na Casa Porto

A exposição “Mãos que Tocam o Barro” está em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro da capital, desde a última segunda-feira (21) e fica até o dia 30 de abril. A proposta, organizada pela Associação de Ceramistas do Espírito Santo (Cerames), é explorar a potencialidade de expressões plásticas que podem advir do encontro entre mãos e barro.

A Associação Cerames, fundada há mais de 20 anos, se propõe a reunir e fortalecer ceramistas de todo o estado. O coletivo participa de vários projetos, ações e eventos ligados à cerâmica. “Mãos que Tocam o Barro” conta com a participação de 18 profissionais associados.

A mostra é organizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da lei de auxílio cultural Aldir Blanc – Espaços Culturais, reúne produções marcadas pela diversidade, tanto no que se refere ao período em que foram concebidas, quanto pelo estilo que caracteriza cada uma das obras.

“Estabelecemos para esse trabalho uma diversidade com uma conexão que entrelaça as produções e as coloca em diálogo. Cada obra carrega as sonoridades de um modo singular do tocar, do que se processou entre aquelas mãos e aquele punhado de barro naquele dia, naquele lugar, sob certa luminosidade, sob aquela humidade, ar e temperatura. Ao entregarem suas mãos ao barro, cada um desses ceramistas celebram silenciosamente a natureza, que lhes permitiram acessar a matéria-prima do seu labor”, explica uma das integrantes do Cerames, Leila Domingues.

“Mãos que Tocam o Barro” possui classificação indicativa livre e permanece na Casa Porto de 21 de março à 30 de abril. A abertura foi realizada na última segunda-feira (21) e segue com os seguintes horários de funcionamento: de segundas às sextas-feiras das 10 às 19 horas e aos sábados das 10 às 14 horas. Para mais informações e agendamentos de grupos o contato pode ser feito por meio do telefone (27) 3132-5295.

Cerames

O Estado do Espírito Santo tem tradicionalmente a argila como um importante elemento na formação de sua identidade cultural. O ícone desta representatividade é a nossa panela de barro. Estimulados por esta tradição, ceramistas capixabas fazem surgir um movimento que traz para a cerâmica um novo conceito: o da produção artística. Desde então o Espírito Santo vem se firmando como importante centro produtor de arte cerâmica.

Com intuito de congregar os ceramistas do estado, foi criada em 21 de junho de 2001 a  Associação de Ceramistas do Espírito Santo (Cerames), que tem como objetivos divulgar a arte cerâmica de maneira ampla, mostrando o trabalho de seus associados; promover ações voltadas à  formação, reciclagem e aperfeiçoamento técnico e profissional do ceramistas associados; incrementar as relações entre os artistas cerâmicos do país e do exterior; promover e apoiar a realização de pesquisas técnicas e artísticas necessárias ao desenvolvimento de tecnologias de matéria prima e de equipamentos utilizados na cerâmica, entre outros.

Nesses anos de atuação a associação tem se tornado uma entidade dinâmica, representativa junto a órgãos governamentais, com participação efetiva na vida cultural capixaba. Na Cerames, a cerâmica tradicional e a cerâmica contemporânea andam lado a lado. A criatividade e estilo multifacetado se revelam em seu conjunto de obras, trabalho de gente talentosa que ao ultrapassar os limites da técnica e ampliar as possibilidades de criação, reinventam o barro.

Serviço

Exposição “Mãos que Tocam o Barro”

Quando: de 21 de março a 30 de abril de 2022
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro Histórico de Vitória ES
Funcionamento: segundas às sextas-feiras das 10 às 19 h e aos sábados das 10 às 14 h.
Classificação Indicativa Livre e Entrada Franca

Visitação Casa Porto

A Casa Porto funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, não sendo necessário agendamento prévio. Aos sábados, o espaço abrirá das 10 às 14 horas, funcionando somente por agendamento, que pode ser feito por meio do telefone (27) 3132-5295. A entrada é gratuita.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -