Aposentados e pensionistas do INSS terão redução de juros no crédito consignado

0

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, por 14 votos a 1, a redução do limite de juros para operações de crédito consignado de aposentados e pensionistas do INSS. O novo teto de juros será de 1,68% ao mês, 0,04 ponto percentual menor que o limite anterior de 1,72%. Além disso, o teto para o cartão de crédito consignado também foi reduzido, passando de 2,55% para 2,49% ao mês.

Essas medidas propostas pelo governo entrarão em vigor oito dias após a publicação da instrução normativa no Diário Oficial da União, prevista para ocorrer nos próximos dias. A redução dos juros foi justificada pelo corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, anunciado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Os bancos oficiais terão que ajustar suas taxas de juros para o consignado do INSS para se adequarem ao novo teto. Atualmente, algumas instituições financeiras já estão acima desse limite, o que levou à suspensão da oferta de crédito consignado para aposentados e pensionistas. Com a redução, espera-se uma retomada dessas operações de crédito.

*Com informações do portal Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui