sábado, 25 de maio de 2024
26 C
Vitória

Espírito Santo segue como o maior exportador de rochas ornamentais do Brasil

Um levantamento conduzido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) apontou que o Espírito Santo manteve o título de maior exportador de rochas ornamentais do Brasil nos últimos dez anos. De acordo com o estudo realizado pela Coordenação de Estudos Econômicos (CEE) do IJSN, o estado foi responsável por mais de 90% das exportações de rochas ornamentais trabalhadas no país, atingindo 94,6% em 2023.

O estudo analisou o desempenho do Espírito Santo nas exportações de granito bruto, mármore bruto e rochas ornamentais, destacando a expressiva participação capixaba, bem como o volume e os valores movimentados no período de 2014 a 2023.

Em 2023, o Espírito Santo exportou aproximadamente 1,3 milhão de toneladas líquidas de rochas brutas e ornamentais trabalhadas, gerando cerca de US$ 860 milhões em valores. Esses resultados posicionaram o setor responsável por aproximadamente 10% das exportações do estado no mesmo ano.

Paula Rubia Simões Beiral, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Instituto Jones dos Santos Neves, destacou que o estado se destaca historicamente na exportação de rochas devido às reservas naturais presentes em alguns municípios e ao investimento no beneficiamento do produto.

O Espírito Santo também se sobressaiu nas exportações de mármores e granitos brutos. Nos últimos quatro anos, mais de 90% das exportações de mármores brutos do país foram realizadas pelo estado. No caso do granito bruto, em 2023, o Espírito Santo foi responsável por mais da metade do volume das exportações brasileiras, atingindo 55,9%.

O principal destino das rochas capixabas tem sido os Estados Unidos, representando 65,9% do valor total das exportações em 2023. A China e o México ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O diretor-presidente do Instituto Jones, Pablo Lira, ressaltou a importância estratégica do segmento para a economia capixaba, afirmando que as rochas ornamentais projetam as potencialidades regionais para o Brasil e o mundo.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -