quarta-feira, 12 de junho de 2024
25.9 C
Vitória

Banco Central vai autorizar portabilidade de dívida do cartão de crédito

A partir de julho de 2024, uma nova norma vai permitir a portabilidade gratuita da dívida do cartão de crédito rotativo. A ideia é que com a portabilidade do crédito rotativo seja possível levar o saldo da dívida do seu cartão de crédito de uma instituição financeira para outra, que apresente melhores condições, sem custos adicionais.

A medida foi aprovada pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na última quinta-feira (21), através da resolução de nº 5.112.

A norma é voltada para as pessoas que consideram outras instituições financeiras com propostas de juros ou condições de pagamento mais interessantes. A novidade ainda permite a negociação através de contrapropostas com os bancos que atualmente detém a dívida.

“Para assegurar a transparência, as informações referentes a cada operação de crédito contratada também deverão ser detalhadas no Demonstrativo Descritivo do Crédito”, explica o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso.

Porém, a portabilidade não se aplica aos casos que preveem o pagamento da fatura por consignação em folha de pagamento.

Mais recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o valor total cobrado nos juros dos cartões de crédito rotativos não poderá exceder o valor da dívida original.

*Com informações do portal Metrópoles

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -