Apenas 4 cidades da Grande Vitória foram nota “A” nas contas públicas analisadas pelo TCE-ES

0
Foto: reprodução TCE-ES

De acordo com os dados parciais divulgados no painel de controle do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), de janeiro a setembro de 2023, apenas quatro municípios da Grande Vitória, conseguiram alcançar nota “A” na Capacidade de Pagamento (Capag) das contas públicas: Cariacica, Viana, Vitória e Vila Velha.

No período, de janeiro a setembro de 2023, apenas 12 municípios do Espírito Santo conquistaram a nota “A”, outros 38 ficaram com “B” e, por fim, 28 com “C”. A avaliação foi feita com base em dados consolidados do período e utiliza como critério a análise da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Além de Cariacica, Viana, Vitória e Vila Velha, também conquistaram nora “A”, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Rio Bananal, Presidente Kennedy, Pedro Canário, João Neiva, Domingos Martins e Aracruz.

O TCE-ES fez uma alerta sobre a piora comparada ao cenário fechado de 2022, quando 95% dos municípios estavam com A ou B – no momento, 64,1% estão com as notas mais altas. 

De acordo com o presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, o Tribunal observou que houve um descontrole das contas se comparado com 2022. “Notamos um cenário preocupante. Hoje, 38 municípios ultrapassaram os 95% na relação entre despesas correntes e receitas correntes, o que impacta nas notas da Capag. Dessa forma, desenvolvemos um mecanismo para acompanhamento mensal, seguindo a mesma metodologia da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”.  

Análise

A avaliação da Capag é feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com base nas informações consolidadas de janeiro a dezembro de cada ano. 

Para chegar à nota final, são analisados três itens: o nível de endividamento do ente, a liquidez e a poupança corrente. 

Os municípios que recebem notas C e D na Capag pela STN ficam impossibilitados de receber para recebimento de garantias em operação de crédito. No Espírito Santo, até setembro de 2023, não há nenhum município classificado com a nota D. 

Os resultados de todas as cidades podem ser consultados no Painel de Controle do Tribunal. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui