Comércio deve gerar 6 mil empregos temporários no ES neste fim de ano

0
Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Espírito Santo deve gerar cerca de seis mil vagas de empregos temporários no comércio neste fim de ano, segundo a expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a partir do levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

As contratações geralmente acontecem com mais expressividade nos três últimos meses do ano. O maior impulsionador das vagas será o comércio, sendo responsável por 66% do total, segundo a análise da federação.

A taxa de efetivação deverá ficar em torno de 12% do total de contratações, a depender da percepção dos empresários com a chegada do ano novo.

O cálculo da estimativa foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizado às federações estaduais. A análise regional foi elaborada pela Equipe Connect Fecomércio-ES.

Análise de Conjuntura

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio capixaba fecharam o primeiro semestre de 2023 com um crescimento de 2,7% em relação a 2022. Frente ao ano passado, o setor de Serviços registrou alta de 8,9% no primeiro semestre de 2023.

Em relação ao ano passado, as atividades econômicas no Espírito Santo estão num ritmo um pouco menor, já que, no primeiro semestre de 2022, as vendas do comércio cresceram 8,6% e o volume de serviços registrou alta de 11,0%.

O último trimestre de 2023 entrou com inflação mais controlada, com o início da queda nas taxas de juros e a criação contínua de empregos no mercado de trabalho formal capixaba.

Assim, mesmo com os desafios deste cenário, há expectativas de bons resultados, já que as festividades de final de ano sempre trazem um momento de boas oportunidades para os negócios.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui