Número de bares e restaurantes com prejuízo em agosto cresce 5%, revela pesquisa

0
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O número de bares e restaurantes que encerraram o mês de agosto no prejuízo cresceu 5% em todo o país, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgada nesta quinta-feira (12). De acordo com os dados, 24% das empresas ficaram no vermelho no mesmo mês, enquanto 34% tiveram equilíbrio financeiro e 41% dos estabelecimentos pesquisados acusaram lucro.

A pesquisa aponta que a principal razão para o saldo negativo no caixa dos bares e restaurantes foi a queda das vendas no mês, sinalizada por 82% dos entrevistados. A redução do número de clientes (67%), dívidas (43%) e custo dos insumos (36%) foram as outras causas mais apontadas por empresários que tiveram prejuízo. Segundo a Abrasel, foram entrevistados 1.979 donos de bares e restaurantes em todo o Brasil entre os dias 28 de setembro e 6 e outubro.

O levantamento indica, também, que as empresas mais novas são as que mais operam no prejuízo. Das que têm entre um e três anos, 33% ficaram no vermelho. Entre as que têm com mais de 10 anos, o percentual cai para 18%. Outro fator que interfere é o tamanho da empresa.

Na faixa de bares e restaurantes com faturamento de até R$ 1 milhão, 33% encerraram agosto no prejuízo. Já entre os que têm faturamento acima de R$ 4,8 milhões, 8% fecharam o mesmo mês no vermelho.

*Com informações da Agência Brasil

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui