sábado, 25 de junho de 2022
21 C
Vitória

Turismo no ES cresce quase 40% e gera 30 mil empregos

As atividades do setor de turismo capixaba registraram crescimento de 38,1% nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2021. Os dados compõem o Boletim da Economia do Turismo Capixaba, que foi apresentado pela Secretaria de Turismo (Setur) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). 

Os pontos turísticos que auxiliaram no crescimento do setor foram o Convento da Penha, o Farol Santa Luzia, em Vila Velha; o Frade e a Freira, em Itapemirim; as Ruínas de Queimados, na Serra; a Igreja do Rosário, o Galpão das Paneleiras e o Espaço da Baleia Jubarte, em Vitória.

O boletim ainda mostra que a recuperação do setor turístico no Espírito Santo acompanhou a média nacional com aumento de 42,2% e da Região Sudeste, 45,2%. Na comparação com os demais estados, o Espírito Santo é o sexto no ranking de crescimento interanual no volume de atividades turísticas, no primeiro trimestre de 2022.

“Os dados mostram um crescimento nas atividades, com mais de 170 mil pessoas trabalhando no setor de turismo, o que representa 8,9% do total de pessoas ocupadas no Espírito Santo nesta área. Esses dados confirmam que a recuperação do setor turístico vem se consolidando com a retomada dos negócios”, avaliou o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

Turismo e emprego

No que tange à geração de emprego, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 171 mil pessoas no Estado atuam nas Atividades Características do Turismo (ACT), o que significa 8,9% das pessoas ocupadas no Espírito Santo.

O resultado deste trimestre mostra um crescimento de mais de 30 mil pessoas trabalhando no setor, sendo que nos setores da Alimentação (96.529) e Transporte (59.628) estão concentrados o maior número de pessoas empregadas.

Dos 171 mil trabalhadores que atuam nas ACT, 102.302 exercem atividade de forma formal e 68.623 estão atuando informalmente, principalmente nos segmentos das Atividades Culturais e Desportivas e Alimentação.

Empregos

Dos 78 municípios capixabas, 35 registraram aumento no número de empregos no setor de Turismo. O município com maior saldo de empregos foi o da Serra (244), seguido por Cachoeiro de Itapemirim (205), Colatina (156), Vitória (148) e Vila Velha (82).

Os que registraram queda nas vagas de emprego foram: Marataízes (-109), São Mateus (-41) e Conceição da Barra (-23) e Venda Nova do Imigrante (-23).

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -