quarta-feira, 18 de maio de 2022
22.9 C
Vitória

Gás natural tem reajuste de 19% e aumento começa a valer neste domingo

Pode preparar o bolso, porque vem aí mais um aumento. Agora é a vez do gás natural, cujos preços de venda para as distribuidoras sofrerão um reajuste médio de 19% por metro cúbico (R$/m³). O anúncio foi feito pela Petrobras e os novos valores já passam a valer neste domingo (1°), bem no feriado nacional do Dia Mundial do Trabalho.

Segundo a empresa, o reajuste é motivado por uma atualização na base de cálculo, vinculado às variações do petróleo Brent e da taxa de câmbio que incidem sobre o preço do gás natural. Os preços atualizados estarão em vigor até 31 de julho, de acordo com negociações previamente estabelecidas em contratos com as distribuidoras.

“A atualização trimestral para o gás e anual para o transporte atenua volatilidades momentâneas e assegura previsibilidade e transparência. Os contratos são públicos e divulgados no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)”, informou a Petrobras.

O aumento percentual do preço final ao consumidor pode ser ainda maior. De acordo com a companhia, o valor com que o gás natural chega às casas dos brasileiros é afetado também pelas margens de lucro das distribuidores e por impostos federais e estaduais. No caso do Gás Natural Veicular, incorre ainda o ganho dos postos de combustíveis.

“Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, acrescentou a empresa.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -