terça-feira, 17 de maio de 2022
21.9 C
Vitória

Festival Internacional do Chocolate e Cacau será realizado em Linhares em agosto

Chocolate e Cacau

Linhares, ao Norte do Espírito Santo, atualmente o maior produtor de cacau do Estado , além de terceiro maior do Brasi, será a sede do Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau. O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de agosto, em local que ainda será definido.

O município possui Indicação Geográfica (que atesta a qualidade e procedência do produto), e já foi premiado no Salão de Chocolate de Paris.

Tais indicativos, aliados às estratégias do Plano Agro da Prefeitura de Linhares, direcionam gestores públicos e empresários no incremento da produção de chocolate para alavancar a economia do ES e do país.

Guerino Zanon, prefeito de Linhares, diz que a retomada na produção e melhoria da qualidade do cacau e o fortalecimento da produção de chocolate colaboram para o reposicionamento e valorização do fruto em Linhares e no Espírito Santo.

“Estamos somando todos os esforços, buscando todas as parcerias para recolocarmos Linhares no lugar de destaque no cenário nacional, e conectando essa nova realidade à produção do chocolate como mais uma forma de alavancar a economia da região, agregando valores ambientais, culturais e turísticos”, disse o prefeito.

O Chocolat Festival tem por objetivo fomentar a profissionalização desse mercado no Brasil, sendo considerado o maior evento profissional da área na América Latina, contando com consumidores, especialistas e produtores.

Ele também é uma oportunidade para discutir a industrialização e a verticalização da produção, apresentando melhorias na qualidade das amêndoas de cacau selecionado e do chocolate, o produto final elaborado.

Além da venda de chocolates e outros derivados do cacau, o festival também promoverá experiências sensórias, exposições, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas.

Também será realizado o Forúm do Cacau e uma Cozinha Show, que contará com grandes nomes da confeitaria nacional e internacional.

Um dos criadores do Festival de Chocolat, Marco Lessa, ressalta a importância da produção de chocolate para alavancar a economia estadual, além de fortalecer a cacauicultora:

“O cacau, o chocolate e a indústria do turismo são matrizes econômicas desta região, que precisam se posicionar e se fortalecer, e o festival será uma grande oportunidade neste sentido. Por outro lado, precisamos conectar e aproximar a ciência e a tecnologia da cadeia produtiva do cacau, trazendo a inovação para processos produtivos”, explicou Lessa.

Ele destaca ainda a importância da inovação no setor.

Franco Fiorot, secretário de Agricultura de Linhares, fala da excelência do chocolate local.

“O nosso chocolate nada deve a nenhum chocolate gourmet do mundo. Além da qualidade, Linhares também se destaca como maior produtor de cacau do Estado do ES, com 8 mil toneladas somente em 2021. Estes números são resultados do trabalho dos produtores às políticas de governo que visam fomentar cada vez mais a cadeia produtiva do cacau, a exemplo do total apoio que será dado ao Festival do Chocolate, espaço que vai fortalecer todas as marcas produzidas no Estado”.

Segundo Fiorot, a ideia é dar unidade à produção do cacau no que diz respeito à qualidade. Linhares é célebre pelo cacau cabruca.

Chocolate e cacau

O presidente da  Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Eduardo Zucolotto, diz que o festival representa uma oportunidade de apresentação de marca, além de gerar negócios e consolidar Linhares como um dos mais importantes produtores do fruto no Brasil, assim como um futuro polo produtor de chocolates.

“Esse evento é uma esperança para um futuro melhor com o cacau, nos dá mais segurança para investir no produto e vai permitir nos estabelecer, num futuro próximo, como referência na produção do chocolate”, destacou.

Carregar mais DETALHES DO ANEXO emir-premio-paris-scaled.jpg
Um dia importante na história da produção de cacau de Linares/ES: produtor Emir de Macedo Gomes Filho recebendo o prêmio internacional Cacau de Excelência, classificado entre os 18 melhores do mundo em 1917, em Paris.

Presenças anotadas durante o anúncio do Chocolat Festival: os produtores de cacau Emir de Macedo Gomes Filho, Mauro Rossoni Júnior, Kellen Kiepper de Jesus Scampini e André Scampini; vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, secretário de Agricultura, Franco Fiorot, empresário e criador do Festival, Marcos Lessa, presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Eduardo Zucolotto, Manoel Serra de Aragão, que representa a Ceplac – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – em Linhares, Gerente do Sebrae, Carla Bortolozzo Bassetti, analista do Sebrae, Wilson Marchiori Júnior, e diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura de Linhares, José Augusto Muleta.

Chocolate e Cacau

 

- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente oportunidade para estar presente. Quero participar e me colocar protagonista com o tema proposto. Há muitos anos vivencio essa experiência com o chocolate e sem dúvida será a oportunidade para gerar uma cadeia de valor e construir um caminho no cenário produtivo do cacau.

  2. Prezado organizador do Festival,
    Chamo atenção para um método revolucionário de fermentação de cacau chamado Anima que transforme cacau bulk em cação muito fino. Foi inventado na Bahia e Espírito Santo e já está sendo utilizado com êxito em 8 países. Seria uma lástima que não teria uma possibilidade de apresentar este método em Linhares. E o método do futuro. Elimina amargor e adstringência e valoriza sabores de cacau fino como caramelo e amêndoa e fruta/aroma.
    Aguardo resposta
    Bertus Eskes
    Inventor de Cacau fino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -