O mercado imobiliário brasileiro começou 2021 com o pé direito. Com 53.185 unidades comercializadas, o setor comemora alta de 27,1% nas vendas no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que divulgou balanço na última segunda-feira (24). No Espírito Santo a situação não é diferente, como avalia Diego Freire, diretor financeiro da Javé Construções e Incorporações. “A oportunidade para comprar imóvel é agora”, garante.
A afirmação vem ancorada no desempenho que o setor apresentou já nos três primeiros meses deste ano, o que eleva a expectativa para todo o restante da temporada. Desta forma, destaca Diego, as projeções são de uma alta de pelo menos 30% no Valor Geral de Vendas (VGV).
“Nossa expectativa é superpositiva. Quando comparo 2020, pico de pandemia, e 2019, o crescimento é em torno de 92% nas vendas mensais. Se eu pegar o resultado do ano passado e projetar para esse ano, a nossa expectativa é de ter um acréscimo de 30% a 40% no Valor Geral de Vendas”, pontua.
O cenário permite à Javé interpretar os dados como um bom sinal, porque o intuito da construtora, segundo seu diretor financeiro, é continuar lançando produtos. Dos quatro próximos lançamentos da empresa, três já devem ser entregues ainda este ano.
“O setor está bem aquecido. A gente tem até alguns players de mercado antecipando lançamentos. A gente está com quatro empreendimentos no nosso pipeline, dos quais até três serão entregues este ano. E o nosso público, que é médio e alto padrão, enxergou durante a pandemia uma oportunidade de comprar bem mais barato, muito por conta da taxa de juros, o que acabou mudando a opinião dessas pessoas para comprar. Tanto que o país aumentou a taxa”, explica Diego Freire, fazendo referência à taxa Selic, definida em 3,5% ao ano pelo Banco Central no início de maio.
Signature, na Praia do Canto, em Vitória Piscina do Signature Residencial Praia do Espelho, na Bacutia, em Guarapari Piscina do Residencial Praia do Espelho Residencial Mares da Costa, na Praia da Costa, em Vila Velha Piscina do Residencial Mares da Costa
Embora o aumento dos juros básicos influencie as taxas cobradas nos empréstimos imobiliários, piorando as condições de créditos obtidos junto às instituições financeiras e alterando negativamente o setor para investimentos, a avaliação de economistas é de que levará tempo para essa mudança impactar o mercado de imóveis de forma significativa.
Essa combinação de fatores é uma das condicionantes para que o momento seja propício para negociações imobiliárias. Por outro lado, o que preocupa realmente o setor é o custo dos insumos empenhados na construção civil, que vêm apresentando alta. Para Diego, o diferencial reside na garantia e na qualidade da entrega, características da Javé Construções e Incorporações.
“O aumento no preço dos insumos, ainda que o índice de correção de contratos tenha aumentado, é um impacto que preocupa o andamento de tudo que a gente tem para lançar. Independente disso, a Javé é uma empresa muito sólida, com mais de 15 anos de mercado. A gente tem o costume de entregar empreendimentos incomparáveis, o que marca a qualidade da nossa entrega. É um ano desafiador por conta da pandemia, mas estamos preparados e confiantes”.
Diego também ressalta o que a solidez de uma marca forte e em franco crescimento como a Javé garante ao mercado capixaba. Com empreendimentos em Vitória, Vila Velha e Guarapari, a construtora segue lançando seus produtos de alto padrão de qualidade. Toda essa capacidade é fruto, principalmente, de muito estudo, eliminando riscos e imprevistos.
“Nós lançamos os melhores produtos nas melhores localizações. Investimos tempo estudando projetos com minucia e apuro técnico. Com o nosso tipo de consumidor não se pode errar, ele é exigente e a Javé entrega o que promete. Isso gera renda, emprego, mantém a economia viva, movimentada”, conclui.
A Javé Construções e Incorporações é uma das patrocinadoras da live “Barões Sunset“, com Os Barões da Pisadinha, a dupla do momento, e Léo Santana, que acontece neste sábado (29), a partir das 16h, direto de Guarapari. O MovNews é parceiro e vai trazer todos os detalhes de bastidores desse grande encontro da música na Cidade Saúde.