sexta-feira, 19 de agosto de 2022
24.9 C
Vitória

‘A oportunidade para comprar imóvel é agora’, diz diretor da capixaba Javé Construtora

O mercado imobiliário brasileiro começou 2021 com o pé direito. Com 53.185 unidades comercializadas, o setor comemora alta de 27,1% nas vendas no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que divulgou balanço na última segunda-feira (24). No Espírito Santo a situação não é diferente, como avalia Diego Freire, diretor financeiro da Javé Construções e Incorporações. “A oportunidade para comprar imóvel é agora”, garante.

A afirmação vem ancorada no desempenho que o setor apresentou já nos três primeiros meses deste ano, o que eleva a expectativa para todo o restante da temporada. Desta forma, destaca Diego, as projeções são de uma alta de pelo menos 30% no Valor Geral de Vendas (VGV).

“Nossa expectativa é superpositiva. Quando comparo 2020, pico de pandemia, e 2019, o crescimento é em torno de 92% nas vendas mensais. Se eu pegar o resultado do ano passado e projetar para esse ano, a nossa expectativa é de ter um acréscimo de 30% a 40% no Valor Geral de Vendas”, pontua.

O cenário permite à Javé interpretar os dados como um bom sinal, porque o intuito da construtora, segundo seu diretor financeiro, é continuar lançando produtos. Dos quatro próximos lançamentos da empresa, três já devem ser entregues ainda este ano.

“O setor está bem aquecido. A gente tem até alguns players de mercado antecipando lançamentos. A gente está com quatro empreendimentos no nosso pipeline, dos quais até três serão entregues este ano. E o nosso público, que é médio e alto padrão, enxergou durante a pandemia uma oportunidade de comprar bem mais barato, muito por conta da taxa de juros, o que acabou mudando a opinião dessas pessoas para comprar. Tanto que o país aumentou a taxa”, explica Diego Freire, fazendo referência à taxa Selic, definida em 3,5% ao ano pelo Banco Central no início de maio.

Embora o aumento dos juros básicos influencie as taxas cobradas nos empréstimos imobiliários, piorando as condições de créditos obtidos junto às instituições financeiras e alterando negativamente o setor para investimentos, a avaliação de economistas é de que levará tempo para essa mudança impactar o mercado de imóveis de forma significativa.

Essa combinação de fatores é uma das condicionantes para que o momento seja propício para negociações imobiliárias. Por outro lado, o que preocupa realmente o setor é o custo dos insumos empenhados na construção civil, que vêm apresentando alta. Para Diego, o diferencial reside na garantia e na qualidade da entrega, características da Javé Construções e Incorporações.

“O aumento no preço dos insumos, ainda que o índice de correção de contratos tenha aumentado, é um impacto que preocupa o andamento de tudo que a gente tem para lançar. Independente disso, a Javé é uma empresa muito sólida, com mais de 15 anos de mercado. A gente tem o costume de entregar empreendimentos incomparáveis, o que marca a qualidade da nossa entrega. É um ano desafiador por conta da pandemia, mas estamos preparados e confiantes”.

Diego também ressalta o que a solidez de uma marca forte e em franco crescimento como a Javé garante ao mercado capixaba. Com empreendimentos em Vitória, Vila Velha e Guarapari, a construtora segue lançando seus produtos de alto padrão de qualidade. Toda essa capacidade é fruto, principalmente, de muito estudo, eliminando riscos e imprevistos.

“Nós lançamos os melhores produtos nas melhores localizações. Investimos tempo estudando projetos com minucia e apuro técnico. Com o nosso tipo de consumidor não se pode errar, ele é exigente e a Javé entrega o que promete. Isso gera renda, emprego, mantém a economia viva, movimentada”, conclui.

A Javé Construções e Incorporações é uma das patrocinadoras da live Barões Sunset, com Os Barões da Pisadinha, a dupla do momento, e Léo Santana, que acontece neste sábado (29), a partir das 16h, direto de Guarapari. O MovNews é parceiro e vai trazer todos os detalhes de bastidores desse grande encontro da música na Cidade Saúde.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -