De descobertas à ameaças: criador do ‘Capixaba da Gema’ conta bastidores da página de valorização ao turismo do ES

73631

 De descobertas à ameaças: criador do ‘Capixaba da Gema’ conta bastidores da página de valorização ao turismo do ES

Foto: Reprodução

Tudo começou em 2004 quando a rede social do momento era o Orkut e, por sentir falta na divulgação do turismo e dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, surgia a comunidade “Capixaba da Gema”. Hoje uma marca conhecida em todo o estado e que já conta com centenas de milhares de seguidores nas mais variadas redes sociais que existem hoje em dia, o objetivo segue sendo o mesmo: fazer com que as belezas do Espírito Santo sejam cada vez mais difundidas e apreciadas.

No início, as fotos publicadas no espaço eram do acervo do próprio criador, Hilquias Darcley, que na época da criação era funcionário de uma empresa privada e compartilhava as experiências vivenciadas, principalmente na Grande Vitória e em alguns pontos do interior. No Orkut, já com certo engajamento, viu que era a hora de novas experiências e em 2011 levou a página para o Facebook.

E foi no Facebook onde as pessoas que acompanhavam a página começaram a mandar fotos e vídeos de suas próprias experiências em diversos locais espalhados por todo o Espírito Santo, e esses conteúdos eram postados no feed, o que gerou um sucesso ainda maior para página que não parava de crescer. Depois do grande alcance atingido, havia chegado a hora de migrar para a nova rede social do momento: o instagram.

Hoje, o instagram do Capixaba da Gema conta com 421 mil seguidores, e todos os dias a página é alimentada com conteúdos em vídeos e fotos de pessoas que viajam dentro do estado para os locais que são divulgados na própria página, e que enviam para que os conteúdos gerados sejam publicados. A marca atualmente também conta com um site onde são publicadas matérias sobre os pontos turísticos, além de uma loja online para quem quer uma lembrança do Espírito Santo. São peças masculinas e femininas que valorizam o orgulho de ser capixaba.

Clique aqui para ter acesso ao site do Capixaba da Gema

“No começo quando criei a página eu jamais imaginava que iria chegar a esse ponto que é hoje, foi algo que comecei despretensiosamente. Mas eu tenho que dar crédito aos meus seguidores também para esse sucesso, porque geralmente são eles que me enviam as fotos e vídeos dos lugares, então eu vou ao local, confiro se é aquilo mesmo, ai sim eu faço a divulgação”, disse Hilquias.

O criador

Hilquias Darcley, nascido em Vila Velha, é o criador do Capixaba da Gema. Com 40 anos recém completados no último mês, como foi dito, criou a página em 2004 quando tinha apenas 17 anos. Ele é técnico em informática e já trabalhou em algumas empresas, tudo isso conciliando com o trabalho na internet.

Fundados do Capixaba da Gema Foto: Mariana Eilert

Hoje em dia, Hilquias não trabalha mais na área a para conseguir dar conta de tudo, seu trabalho atualmente é apenas o Capixaba da Gema, se dedicando única e exclusivamente as páginas espalhadas nas mais varias redes sociais hoje existentes.

Histórias curiosas do Capixaba da Gema

Atualmente, quem não conhece as Ilhas Pituã e Itatiaia que ficam localizadas em Vila Velha? O local se transformou em um famoso ponto turístico da cidade canela verde, mas nem sempre foi assim. Quem começou a divulgação do local, entre 2014 e 2015, foi o Capixaba da Gema, e como sempre foi um sucesso. Mas, por um outro lado, teve um ponto negativo nessa história.

Hilquias, após fazer a divulgação das ilhas, o que gerou um imenso movimento nos locais, começou a receber ameaças de moradores da região de Itapuã. O motivo é que essas pessoas, antes do lugar ficar conhecido, frequentavam as ilhas quando o movimento era praticamente zero, e isso acabou “tirando o sossego” deles, de acordo com o criador da página.

Ilha Pituã e Ilhas Itatiaia ao fundo Foto: Divulgação Capixaba da Gema

Outra história curiosa do Capixaba da Gema foi a divulgação da, hoje, famosa Praia Secreta, também localizada em Vila Velha. De acordo com Hilquias, a praia era pouco frequentada e muitos assaltos e casos de estupro aconteciam, justamente por ser um local mais isolado, além das pessoas jogarem muito lixo também. No entanto, após a divulgação, o local passou a receber muitas pessoas por dia e hoje virou um ponto turístico.

Outro fato que chama atenção sobre o episódio contado por Hilquias é que um condomínio que estava sendo construído praticamente em frente ao local estaria com planos de fechar o caminho que da acesso a praia, fazendo com que o local virasse um ponto particular dos moradores. Após tomar conhecimento, o Capixaba da Gema fez a divulgação e o acesso passou longe de ser restrito.

Praia Secreta Foto: Divulgação Capixaba da Gema

Dica do Capixaba da Gema

Claro que não poderia faltar uma dica do Capixaba da Gema para quem está querendo fazer um passeio e conhecer mais o turismo do Espírito Santo. Principalmente agora no outono, onde as temperaturas nas regiões mais altas acabam caindo, a dica que o Hilquias deu foi uma visita a Matilde, distrito localizado no município de Alfredo Chaves, a cerca de 90 km da capital Vitória.

Foto: Reprodução

Matilde é um local que conta com diversas cachoeiras e uma natureza belíssima que cerca todo o local. Hilquias contou que a principal cachoeira conta agora com um deque onde os turistas podem descer e ficar de frente para a beleza natural e tirar uma belíssima foto.

“Não deixe de vir visitar Matilde, um lugar com uma estrutura muito boa, com muitos restaurante e pousadas para quem quer passar alguns dias. Essa época também pra quem está procurando, além de de cachoeira, tem um frio da noite porque querendo ou não é região serrana”, disse Hilquias.

Dica MovNews

E para aproveitar a proximidade, o Mov News sugere também uma ida ao Caparaó, na Cachoeira do Bernardo, que fica localizada na região de Pedra Roxa. Todo o percurso faz parte da Rota Caminhos do Campo. É super válido, também, uma paradinha no Restaurante “Flores e Sabores” para saborear pratos bem pensados e bem produzidos. Tudo isso, com a tranquilidade de estar hospedado na pousada Beija-Flor, em Patrimônio da Penha. O final de semana está chegando, então programe-se, e aproveite!

2 Comments

    Avatar
  • Sou suspeita para elogiar.❤
    Me sinto muito honrada em ter sido uma das primeiras a te seguir ainda no Orkut.
    Parabéns meu querido amigo. Sucesso sempre!!!
    Que Deus continue te iluminando, para dar visibilidade ao nosso Estado do ES que tem tantas belezas naturais para mostrar ainda ao Bradil e ao Mundo. 🌴🐢🐚🐋🌳🌺❤

  • Avatar
  • Amigo Hilquias parabéns..
    Fiquei encantada com sua história e o seu trabalho. Toda população capixaba, agradecemos todo seu trabalho, em divulgar o turismo em
    Nosso estado.
    Parabéns desejo muito mais sucesso…👏👏👏👏

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *