segunda-feira, 27 de junho de 2022
18.8 C
Vitória

Fake News: Motorista não perde a CNH se não renovar, afirma PM

Condutores com CNH vencida perguntaram à reportagem do site MovNews se podem perder o documento caso fiquem muito tempo sem renovar a licença. Fake News na internet afirma que sim. 

Mas  a resposta do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BTR-PMES) é NÃO. Mesmo vencida, a Carteira Nacional de Habilitação continua valendo como documento de identidade, mas impossibilita o motorista de conduzir o veículo enquanto não regularizar exames e pagar as taxas junto ao Departamento de Trânsito.

Foi o que fez a servidora pública federal, Crisley Dalto, que está pagando quase R$ 500,00 entre exames médicos, psicológicos e taxas do Detran.

“Preciso do carro para trabalhar e dar apoio à minha família no que precisar, por isso sempre pago em dia a minha renovação de CNH”, afirma Crisley, que renovou a licença neste mês de maio.

Taxas de exames médicos e pscológicos são recolhidas para a renovação da CNH

Mas, diferente da servidora pública, em 2021, na Grande Vitória, 409 motoristas foram multados por trafegar com o documento vencido. Em 2022, esse número já chega a 285 condutores flagrados com a licença para dirigir suspensa. Isso só nos municípios sob a jurisdição do Batalhão de Transito de Vitória, ou seja a Região Metropolitana.

A assessoria do Departamento de Trânsito do Estado do Espírito Santo (Detran-ES) não retornou o contato da nossa reportagem sobre os números de motoristas multados por  CNH vencida nos demais municípios capixabas.

O Capitão Arlécio Martins, do Batalhão de Trânsito da PM, disse que dirigir com a CNH vencida é infração gravíssima.

“Ninguém perde a CNH por não renovar o documento. O que não pode é dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias, isso sim caracteriza infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 passível de recolhimento do documento e retenção do veículo. E, mesmo se flagrado nessa condição, o condutor não perde a CNH”, afirma.

A dúvida surgiu depois que um texto falso circulou pela Internet e redes sociais afirmando que se o motorista não renovar a CNH após 30 dias do vencimento, cancela-se a habilitação automaticamente e o condutor seria obrigado a prestar novamente os exames médico, psicotécnico, de legislação e prática veicular, os mesmos feitos para obtenção da Permissão para Dirigir (PPD).

“Isso não procede. Antes de mais nada, é importante que as pessoas não compartilhem informações sem comprovar sua veracidade”, orienta Capitão Arlécio.

Já a cassação da CNH pode acontecer se o condutor reincidir nas seguintes infrações, dentro de um período de 12 meses: 

      • conduzir veículo com categoria diferente da permitida na CNH ou PPD;
      • conduzir sob influência de álcool;
      • disputar corrida em via pública;
      • promover ou participar de competição não autorizada;
      • fazer exibições bem como manobras perigosas;
      • proprietário do veículo: entregar (ou permitir a posse do) veículo a pessoa nas seguintes condições: que não possua CNH ou PPD; com habilitação suspensa ou cassada; ou com CNH de categoria diferente para a qual o condutor está habilitado; ou, ainda, com a CNH vencida há mais de 30 dias; com inobservância das exigências contidas na CNH (uso de óculos, por exemplo).
  • É possível determinar a cassação judicialmente, quando o condutor receber condenação por delito de trânsito.

Decorridos dois anos da cassação da CNH, o infrator poderá requerer sua reabilitação, após aprovação nos exames necessários à obtenção da categoria que possuía, ou de categoria inferior,  preserva-se a data da primeira habilitação .

- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Esses números de apreensão seria triplicado, se viessem a Itaguaçu.

    Aqui é “natural” crianças dirigindo no colo do pai.

    Aqui é “natural” menores ao volante, tanto de carros quanto de motocicleta.

    Aqui é “natural” dirigirem. Sem habilitação.

    Como podem ver tudo é muito natural e sem fiscalização, e nós corremos o risco.

    • Muito obrigado por acompanhar nosso trabalho.
      Estamos de olho em todo o Estado e contamos com a sua ajuda
      para ser olhos de nossas câmeras aí na sua região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -