quarta-feira, 29 de junho de 2022
25.5 C
Vitória

Dia de Santa Luzia: a celebração da “protetora dos olhos e da visão”

Neste dia 13 de dezembro é comemorado o Dia de Santa Luzia, uma celebração religiosa do catolicismo em homenagem a “protetora dos olhos e da visão”, para os católicos. Santa Luzia (Santa Lúcia ou Santa Luzia de Siracusa) também é considerada padroeira dos oftalmologistas. Aliás, seu nome, em latim, significa literalmente “santa portadora da Luz” ou “aquela que leva a luz”.

Em Vila Velha, existe uma igreja em homenagem a padroeira, e ela fica localizada na Praia do Ribeiro. No local, missas e casamentos são realizados.

História de Santa Luzia

Segundo a história passada por gerações, a jovem, nascida em Siracusa na Itália, teria abdicado de toda a sua riqueza para ofertar aos pobres e sofreu perseguições por ser cristã e por seu voto de virgindade perpétua, negando-se a casar e enfurecendo o pretendente arranjado por sua mãe.

De acordo com a tradição oral que se espalhou, os olhos de Santa Luzia teriam sido arrancados antes de ser decapitada no ano 303 por não abrir mão de suas convicções.

Origem do Dia de Santa Luzia

Não se sabe ao certo porque o Dia de Santa Luzia (ou Santa Lúcia e mesmo Santa Luz) é celebrado atualmente no dia 13 de dezembro. No entanto, sabe-se que antes da reformulação do Calendário Gregoriano, a data era comemorada próximo do Solstício de Inverno (22 de Dezembro, no Hemisfério Norte).

As festividades são de origem popular e tradicional, principalmente na Escandinávia. No Brasil e em Portugal, o culto a Santa Luzia também é bastante forte entre a comunidade católica. Os católicos acreditam que o Dia de Santa Luzia é celebrado doze dias antes do Natal como um sinal, para indicar a necessidade da preparação espiritual (iluminação espiritual) e purificação para o nascimento de Jesus Cristo.

Foto: Reprodução
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -