quarta-feira, 29 de junho de 2022
25.5 C
Vitória

Parabéns, Barra de São Francisco: município completa 78 anos nesta segunda-feira (4)

O município do interior do Estado com mais de 40 mil habitantes completa nesta segunda-feira (4), 78 anos de existência. Barra de São Francisco é a 13ª mais populosa do Espírito Santo e a com maior quantidade de moradores de sua microrregião no noroeste que é composta por Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis.

A cidade de Barra de São Francisco é repleta de riquezas naturais que contribuem com a economia e o mantimento da população. No município, as principais fontes de renda das famílias moradoras são a exploração mineral de rochas ornamentais, a agropecuária e o comércio.

Nesta segunda-feira (4), também é comemorado o dia do padroeiro do município, São Francisco. O nome da cidade originou-se em 1932 quando surgiu o primeiro povoado de São Mateus e a região estava localizada na confluência dos rios São Francisco e Itaúnas.

Barra de São Francisco: uma terra conquistada

A região passou por um enorme conflito conhecido como o “Contestado”, quando o estado de Minas Gerais declarou que Mantena os pertencia em um edital publicado em 1937. Após decisão, os mineiros invadiram a área capixaba e o Governo do Espírito Santo enviou soldados para algumas regiões de Barra de São Francisco.

O Conflito entre mineiros e capixabas se agravou para impedir que as terras da região noroeste do solo espírito-santense fossem apossadas por Minas Gerais. Os Estados de Minas e o Espírito Santo disputaram a região por mais de 25 anos. Durante esse período, Barra de São Francisco se tornou município ao se desmembrar de São Mateus em outubro de 1943. A emancipação Política de Barra de São Francisco aconteceu somente no dia 31/12/1943, através do Decreto Lei Estadual nº 15.177.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -