O município do interior do Estado com mais de 40 mil habitantes completa nesta segunda-feira (4), 78 anos de existência. Barra de São Francisco é a 13ª mais populosa do Espírito Santo e a com maior quantidade de moradores de sua microrregião no noroeste que é composta por Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis.
A cidade de Barra de São Francisco é repleta de riquezas naturais que contribuem com a economia e o mantimento da população. No município, as principais fontes de renda das famílias moradoras são a exploração mineral de rochas ornamentais, a agropecuária e o comércio.
Nesta segunda-feira (4), também é comemorado o dia do padroeiro do município, São Francisco. O nome da cidade originou-se em 1932 quando surgiu o primeiro povoado de São Mateus e a região estava localizada na confluência dos rios São Francisco e Itaúnas.
Barra de São Francisco: uma terra conquistada
A região passou por um enorme conflito conhecido como o “Contestado”, quando o estado de Minas Gerais declarou que Mantena os pertencia em um edital publicado em 1937. Após decisão, os mineiros invadiram a área capixaba e o Governo do Espírito Santo enviou soldados para algumas regiões de Barra de São Francisco.
O Conflito entre mineiros e capixabas se agravou para impedir que as terras da região noroeste do solo espírito-santense fossem apossadas por Minas Gerais. Os Estados de Minas e o Espírito Santo disputaram a região por mais de 25 anos. Durante esse período, Barra de São Francisco se tornou município ao se desmembrar de São Mateus em outubro de 1943. A emancipação Política de Barra de São Francisco aconteceu somente no dia 31/12/1943, através do Decreto Lei Estadual nº 15.177.
Boa matéria. Obrigado.