Mais 2,5 mil vagas no Programa CNH Social foram lançadas pelo governo do Espírito Santo em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, na manhã desta terça-feira (26).
O lançamento do projeto, que está na terceira fase, foi feito pelo governador Renato Casagrande, que destacou a importância dele para o desenvolvimento social e da mobilidade urbana capixaba.
“Sempre me emociono nas solenidades do CNH Social. É inclusão na veia! Uma pessoa que não tem capacidade financeira para obter sua carteira de motorista ganha uma chance para conquistar um emprego. Eu ando pelas ruas e a pessoa, que foi contemplada com a sua carteira no meu primeiro governo, me aborda e me fala com orgulho que conquistou um emprego por conta daquela oportunidade. A inclusão é fundamental e precisamos trabalhar muito em educação para diminuir as desigualdades na sociedade capixaba”, afirmou.
Com essas novas oportunidades, o Estado soma 8 mil carteiras de motoristas emitidas sem custos em 2021, o que representa um investimento de R$ 11 milhões.
Também esteve presente no evento o diretor-geral do Departamento de Estadual de Trânsito (Detran-ES), Gilvado Vieira, que comentou sobre o poder de transformação do programa.
“O CNH Social representa o empoderamento daqueles que não têm condições de tirar sua habilitação e também das mulheres, que estão cada vez mais ocupando espaços nas categorias de veículos de grande porte e se colocando nesse mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas e estamos criando a oportunidade para que mais 2.500 pessoas consigam obter sua habilitação ou mudar a categoria e possam se colocar no mercado de trabalho com esse diferencial”, declarou.
Foto: Divulgação | Governo do Espírito Santo Foto: Divulgação | Governo do Espírito Santo Foto: Divulgação | Governo do Espírito Santo
Inscrições e resultados
As inscrições para a CNH Social estão abertas até às 23h59 do dia 04 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Detran.
Têm direito os cidadãos maiores de 18 anos, de baixa renda familiar (até 2 salários mínimos), residentes no solo espírito-santense, e registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Serão ofertadas a primeira habilitação nas categorias A (moto), e B (carro) e adição de categoria para A (moto), B (carro), D (van e ônibus) e E (caminhão e carreta).
Os resultados da seleção serão divulgados a partir das 12h de 11 de novembro e os indivíduos selecionados precisam realizar matrícula online para garantir a vaga.