sexta-feira, 12 de agosto de 2022
23.3 C
Vitória

Novo grupo prioritário, trabalhadores da limpeza urbana começam a ser vacinados no ES

Profissionais da limpeza urbana e de resíduos sólidos, mais um grupo prioritário, começaram a ser vacinados contra a Covid-19 na manhã desta segunda-feira (12), em Vila Velha. O ato simbólico ocorreu no bairro Novo México, por volta das 7h30, com 20 funcionários recebendo a primeira dose do imunizante.

A expectativa é que 6.614 pessoas desse grupo sejam vacinadas com 20% das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Estado, que também serão destinadas aos demais grupos prioritários. Para a operacionalização da vacinação realizada pelos municípios, a Secretaria da Saúde (Sesa) recomenda que o grupo prioritário seja imunizado nas sedes das empresas que prestam serviços.

Fiquei ansiosa quando soube da nossa vacinação. Agora estou extremamente emocionada. A palavra de ordem é gratidão, gratidão, gratidão. Agradeço a Deus e ao Governo do Estado por nos priorizar. Estaremos mais seguros fazendo o nosso trabalho e também diminuindo o risco para as nossas famílias que nos esperam todos os dias em casa”, disse Adriana Morais, analista administrativa de uma das empresas que administra a limpeza pública na Grande Vitória.

O evento teve a participação do governador Renato Casagrande (PSB), que destacou a importância da vacina e de se manter os protocolos de biossegurança.

Ainda estamos perdendo muitas pessoas por dia e precisamos continuar nos cuidando. Atingimos 60% da população adulta com a primeira dose e mais de 22% da população adulta já foi completamente imunizada. O Espírito Santo é modelo de gestão da pandemia, com a abertura de leitos, na aplicação da vacina, na fé e na confiança da ciência. Hoje iniciamos a imunização desse grupo prioritário que é muito importante, pois são trabalhadores que têm contato direto com material que pode estar contaminado. Por isso, reforçamos a importância de também separar o material contaminado e avisar com um bilhete para que nossos profissionais da limpeza urbana possam separar e coletar de forma adequada”, comenta o governador.

De acordo com a Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de nº 116 e o definido pela Lei 14.026/2020, serão considerados trabalhadores de limpeza urbana e de resíduos sólidos aqueles que ocupam os seguintes critérios: “Constituídos pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais de coleta, varrição manual e mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares e dos resíduos de limpeza urbana”.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, reforçou a importância dessa parceria entre Estado e os municípios para o avanço da imunização da população.

Se hoje o Espírito Santo tem organização e estamos aqui vacinando esse grupo prioritário, isso se deve ao governador, que é um grande líder e tem administrado bem as vacinas. Assim que as doses chegam ao Estado, o Governo já as distribui para os municípios e Vila Velha é o município que mais aplica as vacinas e vai continuar vacinando até que todo cidadão canela-verde esteja imunizado”, declarou.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -