sexta-feira, 19 de agosto de 2022
24.9 C
Vitória

ES pode ter consolidação de controle da pandemia da Covid-19 em setembro, diz Nésio

Sem anunciar data específica, o secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, fez uma previsão sobre a imunidade coletiva no do Espírito Santo. Ele acredita que alcançando no mês de setembro a primeira dose de todas as vacinas previstas no Plano Nacional de Imunização, as pessoas acima de 18 anos, o Estado pode trabalhar com um cenário de consolidação de controle da pandemia da Covid-19.

De acordo com Nésio, o objetivo é conquistar uma ampla cobertura vacinal, com uma imunidade coletiva e segura. No entanto, que é necessário avançar até novembro, talvez dezembro, na completude do esquema vacinal com as duas doses de toda a vacinação.

Podemos avançar no último trimestre, com passos seguros, na imunização de crianças e adolescentes, caso tenhamos vacinas autorizadas pela Anvisa e que as estratégias nacionais incorporem as mesmas para a vacinação da população pediátrica em nosso país”, explicou o secretário.

Antecipação da segunda dose

O secretário explicou que para antecipar a segunda dose devem se reunir as condições que o Estado adotou com a AstraZeneca, por três motivos: prazo previsto em bula e o limite máximo do Plano Nacional de Imunização, vantagem da antecipação e disponibilidade de doses. Ele explicou que no momento que isso ocorrer também com a vacina da Pfizer, o governo poderá adotar a mesma medida

“Para o enfrentamento das novas variantes é importante ter a cobertura da primeira dose mesmo com possibilidade de escape parcial. A ampla cobertura também cumpre um papel importante no enfrentamento a novas variantes, por isso não seria adequado usar a segunda dose em um prazo curto de quatro semanas, porque impediria ampliar a cobertura da primeira dose”, explicou Nésio.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -